Série: Metas e projetos de prefeitos da região
Por Vinicius da Costa
A maior preocupação da atual administração são as áreas social, da saúde e educação
A região do Córrego do Contra, onde hoje se encontra a cidade de Santa Clara D’Oeste, foi uma das primeiras cidades a ser povoada, do loteamento da antiga fazenda Ponte Pensa, em 1948, pela CAIC – Companhia Agrícola Imobiliária de Colonização –.
Em 1949, começaram a chegar à região outras famílias, e, com a colonização, Giocondo Giovani loteou um sítio para formar um núcleo urbano, dando-lhe o nome de Santa Clara, homenagem à sua filha. Em 20 de maio de 1951 foi levantado um cruzeiro e celebrada a primeira missa. Com o progresso da vila, o então prefeito de Jales, que jurisdicionava a região, criou a Escola Municipal.
Por volta de 1953, Santa Fé do Sul reivindicou sua emancipação política. O espírito de autonomia espalhou-se nas redondezas e, nesse mesmo ano, Santa Clara D’Oeste elevou-se a Distrito.
Dando continuidade à série de reportagens “Metas e Projetos dos prefeitos da região”, o entrevistado desta edição é o prefeito Claudiomar Furoni Sanches, de Santa Clara D’Oeste, que iniciou seu mandato em 2012, com término neste ano.
Segundo Claudiomar, o início do mandato foi uma novidade, pois começou realmente como iniciante, haja vista nunca ter exercido qualquer cargo público.
“Deparamos com uma situação bastante complicada devido a situação financeira da Prefeitura. Demos início a uma administração com muito rigor, com os pés no chão, e conseguimos colocar em ordem as contas e também obter muitas conquistas durante este pleito”, relatou o prefeito.
Disse ele também que foram obtidos vários convênios de infraestrutura, sendo alguns deles uma emenda parlamentar com o deputado Sebastião Santos, para a pavimentação asfáltica, a construção de guias e sarjetas na Avenida Sabino Barbosa, trecho entre as vias de acesso ao Grandes Lagos Thermas Náutico Clube e área de Lazer da Prainha Municipal, assim como um convênio da Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo – para a implantação do Programa Melhor Caminho, cujo o objetivo foi o de realizar obras de conservação das estradas rurais.
Para o prefeito, sua maior preocupação sempre foi voltada para as áreas sociais, de saúde e educação.
Foi conquistada uma emenda parlamentar ainda do deputado Sebastião Santos, que possibilitou a aquisição de dois veículos zero quilômetro, sendo que foi um destinado para a Secretaria de Assistência Social e o outro para o Cras – Centro de Referência de Assistência Social –.
“Houve também a construção do Centro de Convivência do Idoso, que posso afirmar ter sido uma grande conquista”, disse Claudiomar.
Ele contou que a Escola Municipal de Educação Infantil Oswaldo Montanari passou por uma remodelação, tendo sido construído um banheiro para portadores de deficiência, e, ainda, reformados a cozinha, outro banheiro e a Sala de Informática.
O acervo da biblioteca foi ampliado, e foi feita a troca do piso do local, sendo que estas ações foram efetuadas com recursos próprios.
O prefeito ressaltou que foram adquiridos alguns equipamentos eletrônicos, como televisores, aparelhos de som e computadores; foram instalados aparelhos de ar condicionado em todas as salas; adquiridos novos uniformes escolares e kits de materiais, bem como a alimentação escolar foi melhorada. A grade educacional também foi mudada e a frota escolar renovada.
Na saúde, houve a ampliação da UBS – Unidade Básica de Saúde – da cidade, onde foram construídos um consultório ginecológico, uma sala para agentes comunitários de saúde, um consultório pediátrico, uma sala de pré-consulta, e dois consultórios dentários com rampas de acessibilidade.
Os recursos foram adquiridos através do programa Qualis-UBS, do governo Estadual, no valor de R$ 217.000,00.
Houve também a aquisição de mobiliários para os consultórios médicos, salas de enfermagem, salas de reuniões, secretaria, sala de vigilância sanitária, sala de controle de endemias, farmácia, sala de agendamento e sala de vacina do UBS.
Foi construída, ainda a Clínica de Fisioterapia, através da aquisição de recursos do governo Estadual, no valor de R$ 200.000,00, tendo sido feita uma sala de consultório fisioterápico, salas de cinesioterapia, fisioterapia neurológica, eletroterapia, recepção e banheiros com acessibilidade.
Uma van foi adquirida para o transporte de pacientes com doenças de média e alta complexidade, e foi regularizada a carga horaria de médicos e dentistas. “Temos, todos os dias, médicos clínicos disponíveis na UBS, no período da manhã, das 7:00 as 11:00 horas, e no período da tarde, das 13:00 às 17:00 horas”, ressaltou Claudiomar.
Para finalizar, o prefeito afirmou que, dentre tantas outras conquistas já mencionadas, o que mais o deixou feliz foi conseguir manter a ‘casa em ordem’.
“Consegui em minha administração efetuar o pagamento dos funcionários que estavam atrasados, ajustando e regularizando a folha de pagamento até o quinto dia útil de cada mês. Voltei a ter crédito em todos os estabelecimentos comerciais, e, atualmente, estamos com as contas controladas. Como é de conhecimento de todos, o país encontra-se em dificuldades; porém, mesmo enfrentando uma crise econômica, não desanimamos em meio ao percurso. Deparamo-nos a cada momento com problemas diferentes que procuramos resolver, e conto sempre com o apoio e comprometimento dos chefes de setores e funcionários responsáveis pela administração, que desempenham seu papel em prol da melhoria da qualidade de vida da população. Agradeço cada setor, que, em parceria com a administração, está executando seu trabalho ao longo do tempo, mostrando, assim, a toda população, uma educação de qualidade, saúde adequada, social de ‘cara nova’ e, ao final de nossa corrida, tenho a certeza de que todos aplaudirão a nossa vitória, pois quem ganhou foi a cidade”, finalizou o prefeito Claudiomar Furoni Sanches.