Albergue Noturno, em funcionamento há quase 36 anos em Santa Fé

Publicado em 14/05/2016 00:05

O albergue oferece amparo aos
moradores de rua da cidade

2-Albergue Noturno, localizado na Rua João Batista GuimarãesO Albergue Noturno Municipal foi criado na década de 80, por um grupo de órgãos representativos da sociedade, como a Igreja Batista e o Centro Espírita Allan Kardec, com o objetivo de oferecer apoio aos moradores de rua ou com problemas de dependência química e de saúde.
A equipe de O Jornal entrevistou a coordenadora do albergue, Rosana Marcato, que relatou que, na época, o local não recebia amparo, nem era de responsabilidade da Prefeitura; porem, atualmente é coordenado pelo Creas, sendo este um setor da Secretaria de Ação Social, e recebe total ajuda dos órgãos públicos.
Segundo ela, a entidade proorciona serviços para moradores de rua e migrantes que tenham necessidade de serem acolhidos. Disponibiliza passagens para que essas pessoas retornem aos seus locais de origem ou que continuem seu caminho.
“Hoje, o albergue oferece amparo aos moradores de rua da cidade que tenham seus laços familiares rompidos. Esse trabalho é oferecido através do atendimento e acompanhamento por uma assistente social e um psicólogo”, relatou Rosana.
Rosana afirmou que o local chega a receber por mês cerca de 100 pessoas. Lá, os mesmos podem tomar banho, jantar, tomar café da manha, e, ainda, receber agasalhos.
“De São José do Rio Preto até aqui, o Albergue Noturno de Santa Fé é considerado o melhor em estrutura física e administrativa”, afirmou Rosana.
As passagens são fornecidas aos migrantes, através de um convênio com a empresa Itamarati, e subsidiadas pelo Governo do Estado.
Para obter as passagens para suas cidades de origem, a pessoa passa por uma triagem realizada por psicólogo e um assistente social. “O albergue oferece essas passagens para que a pessoa possa voltar ao convívio de sua família ou para que consiga dar continuidade a sua caminhada, pois podemos somente acolher a pessoa uma vez a cada seis meses”, relatou Rosana.
Ela destacou a questão de não dar dinheiro a essas pessoas, sendo que algumas delas são moradoras da própria cidade e as mesmas podem ser dependentes químicos.
“Orientamos a população que não deem dinheiro quando esses caminhantes pedintes, pois alguns deles utilizam de substâncias químicas, como o álcool ou até mesmo drogas, como a maconha, cocaína e o crack. Eles devem ser instruídos até a unidade do Creas ou ao albergue para que as medidas corretas sejam tomadas”, disse Rosana Marcato.
O albergue funciona de segunda a sexta-feira, das 6:30 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas para o fornecimento de passagens. Aos sábados, domingos e feriados, das 6:30 as 9:00 horas, ou das 16:00 horas às 18:00 horas, também para o fornecimento de passagens. Para o atendimento de pernoite, a pessoa deve comparecer ao local das 18:00 às 20:00 horas, e esse serviço acontece todos os dias.
O Albergue Noturno de Santa Fé está localizada na Rua João Batista Guimarães.

Última Edição