Série: Metas e projetos de prefeitos da região

Publicado em 14/05/2016 00:05

Vinicius da Costa

O entrevistado da semana, o prefeito Walter Muller, de Santa Rita D’Oeste, relatou que o mandato tem sido de grandes conquistas

1-Capa-O prefeito de Santa Rita D’Oeste, Walter Martins Muller.A cidade de Santa Rita D’Oeste foi fundada em 22 de maio de 1952 e transformada em distrito em 30 de dezembro de 1953, em território do município de Santa Fé do Sul. Desenvolveu-se e obteve sua autonomia político-administrativa em 28 de fevereiro de 1964, quando foi elevada a município.
Dando continuidade à série de reportagens “Metas e Projetos dos prefeitos da região”, o entrevistado desta edição é o prefeito Walter Martins Muller, de Santa Rita D’Oeste, que teve seu primeiro mandato de 2009 a 2012, se reelegendo para o pleito de 2012 a 2016.
Segundo Muller, ao longo desses quase 7 anos e meio como prefeito, foram estabelecidas diversas metas, todas elas devidamente planejadas de acordo com a elaboração dos planos de governo, “Adquiri determinada experiência por ter sido vereador; então, com isso, já possuía o conhecimento dos anseios da população”, disse.
Em suas metas atingidas, na área da Educação, houve a construção de uma creche escola e foi estabelecida a adoção de sistema apostilado de ensino da Editora Positivo. Houve também a distribuição de material escolar; aquisição de lousa digital e laptops para os alunos.
A administração também obteve uma merenda de qualidade; um laboratório de Informática e conseguiu realizar efetuar um programa de bolsa de estudos para universitários.
Na Saúde, houve a ampliação da UBS – Unidade Básica de Saúde –, onde foram construídos o Centro de Fisioterapia, e, uma sala para o setor de coleta de exames.
Houve também a aquisição de equipamentos para a Academia Municipal, assim como para exercícios fisioterápicos. “Nossa frota municipal para a Saúde hoje conta com ambulâncias e um veículo modelo van. Para os demais setores, conquistamos um ônibus para ser feito o transporte de alguns santarritenses que trabalham em cidades vizinhas, principalmente em Santa Fé; 2 micro-ônibus para o transporte escolar; e compramos um carro para a Educação, todos em ótimo estado”, disse o prefeito.
No setor de infraestrutura, a atual administração obteve construções importantes, como das avenidas Brasil e Pedro Combinato, das praças na Vila Cruzeiro e Vila Zolin, a construção do Terminal Rodoviário, da Capela de Santa Rita de Cássia e do Centro de Múltiplo Uso, bem como do Reservatório de Água, assim como pontes na Estrada 80 e no Córrego do Can-Can. “Obtivemos algumas reformas importantes, como a ampliação do Paço Municipal, da Praça da Prefeitura, da Piscina Municipal, do Centro Comunitário, do Velório e do Matadouro Municipal. Pavimentamos os Jardins Eldorado e Cedro, o bairro Bom Sucesso, as guias, sarjetas e calçadas da Avenida Miguel Barbato, trazendo maior comodidade aos funcionários e a população” relatou Walter Muller.
No setor Social, houve a construção do CCI – Centro Comunitário do Idoso –, e a aquisição de veículo para o Cras. Foram também implantados vários projetos, como o ‘Leite é Vida’, onde é efetuada a distribuição gratuita de leite a idosos, e foi criado o programa ‘Viva Leite’, proporcionando a distribuição de leite para as crianças. “Outros projetos que foram criados e são de suma importância para a cidade são os ‘Lição de Cidadania’, ‘Crescendo e aprendendo’, ‘Estampando e Bordando’, ‘Esporte Social’, ‘Buffet Social’ e ‘Renda Cidadã’”, enfatizou o prefeito.
Todo o prefeito possui até o término do mandato metas e projetos a serem cumpridos, e, segundo o prefeito de Santa Rita, este ano a administração pretende concluir duas obras, as quais serão muito importantes, que são a nova creche escola, que abrigará alunos do maternal até à pré-escola; e a o Centro de Convivência do Idoso. “Temos ainda a expectativa de assinar alguns convênios com o Governo do Estado para a pavimentação e aquisição de novos equipamentos”, disse.
Para finalizar, o prefeito relatou que todas as ações praticadas são relevantes, e o sucesso da administração decorre de uma somatória de ações e resultados obtidos. “Podemos destacar, todavia, os bons resultados obtidos na Educação, com excelentes notas nas avaliações externas; e a excelência do trabalho do setor da Saúde, que colocou o município como o 6º melhor do país, ficando em 3º lugar do Estado e obtendo a melhor nota total da região de São José do Rio Preto. Segundo o IDSUS – Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde­ –, houve também a conquista dos certificados de prefeito empreendedor emitido pelo Sebrae e a primeira colocação no ranking nacional no critério responsabilidade social, de acordo com a Revista Isto É”, finalizou o prefeito Walter Martins Muller.

Última Edição