Santafessulenses falam do que esperam do Brasil de Michel Temer

Publicado em 14/05/2016 00:05

michelNa quinta-feira, 12, o presidente interino do Brasil, Michel Temer, assumiu seu posto tão logo recebeu, das mãos do 1º secretário do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO), o mandado de notificação assinado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, na residência oficial da Vice-Presidência, o Palácio do Jaburu.
O comunicando informou a instauração do processo de impedimento por crime de responsabilidade da presidente Dilma Rousseff, e que, em função disso, o vice deveria assumir imediata e interinamente a Presidência da República nos termos do artigo 79 da Carta Magna Brasileira.
De acordo com o documento, a presidente Dilma deverá ficar afastada de suas funções até a conclusão do julgamento do processo de impeachment pelo Senado ou até 180 dias como determina a Constituição.
No período de afastamento, Dilma Rousseff manterá as prerrogativas do cargo relativas ao uso da residência oficial, segurança pessoal, assistência à saúde, transporte aéreo e terrestre, salário integral e equipe a serviço no gabinete pessoal.
Após ter sido intimada sobre a abertura de processo de impeachment no Senado, a presidente afastada Dilma Rousseff fez um pronunciamento de 14 minutos na quinta-feira, 12, no Palácio do Planalto, no qual classificou a decisão como “a maior das brutalidades que pode ser cometida contra um ser humano: puni-lo por um crime que não cometeu”, e chamou o processo de impeachment de “golpe”, afirmando não ter praticado.
Ainda de acordo com ela, o que “está em jogo” é o “respeito às urnas” e afirmou ainda que tentam “tomar à força” o seu mandato, alvo de “sabotagem”.
A abertura do processo de impeachment foi aprovada no Senado por 55 votos favoráveis e 22 contrários em uma sessão que durou mais de 20 horas e terminou por volta das 6:40 horas de anteontem.
Porém, antes do pronunciamento, Dilma foi intimada da decisão que a afasta do cargo por até 180 dias. Se for julgada pelo Senado culpada por crime de responsabilidade, será afastada definitivamente, e o vice Michel Temer, atual presidente interino, concluirá o mandato até 2018.
“O que está em jogo no processo de impeachment não é apenas meu mandato. Está em jogo o respeito às urnas, à vontade soberana do povo brasileiro e a Constituição. O que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos, os ganhos das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens chegando às universidades e escolas técnicas, a valorização do salário mínimo, médicos atendendo a população, a casa própria com o Minha Casa Minha Vida”, afirmou Dilma.
Participaram da solenidade, diversas autoridades ligadas ao seu governo, pelos ministros da sua equipe e por parlamentares de PT e do PCdoB.  inclusive o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visivelmente arrasado.

Última Edição