Segredos de sucesso dos japoneses

Publicado em 28/05/2016 00:05

Qualidades como educação, disciplina, respeito ao próximo e obstinação para alcançar os objetivos, inseridos na raça nipônica, refletem nas diversas esferas da vida, como segredos para alcançar seus ideais.
Muitas das características marcantes da sociedade japonesa que mantêm “constantes” até os dias atuais podem ser atribuídas por que o país passou longo período sem qualquer influência ocidental, que só ocorreu de fato no Período Meiji. O rápido processo de industrialização ocorrido naquela época foi um sucesso e isso se deve sem dúvida nenhuma as características culturais que passaram de geração para geração.
Uma destas características culturais que trilharam o sucesso rápido e duradouro do Japão é a educação. A escola japonesa forma cidadãos independentes. Os japoneses são treinados desde criança para serem independentes e responsáveis com seus objetivos pessoais. Ir para a escola sozinhas, desacompanhada dos pais faz parte da rotina dos alunos assim que saem do jardim de infância (Youchien). Eles seguem para a escola em pequenos grupos, sempre supervisionados por um adulto, que as orientam em cruzamentos mais perigosos. Dentro das escolas, não são poucas as atividades que visam a independência dos alunos, como aulas de culinária, de costura, cuidar de hortas e tarefas domésticas. Desde cedo, aprendem que se sujar tem que limpar, pois são eles próprios que ajudam a fazer a faxina dentro das dependências da escola, inclusive o banheiro.
Outra característica cultural é o “Espírito Japonês” ou “Alma do Japão” conceito genuinamente japonês denominado de Yamato Damashii, ligado ao patriotismo, ao orgulho da terra natal ou um sacrifício ou ato heróico realizado em prol do seu país. É por esta razão que o japonês se doa ao máximo e possui um espírito evoluído caracterizando um conjunto de virtudes como persistência, força de vontade e honra, que reflete na conduta do cidadão e que ajuda a formar seu caráter.
Como os japoneses se dedicam com afinco ao trabalho é natural que todos eles vistam a camisa da empresa. Eles não costumam ficar mudando de emprego. A maioria prefere fazer uma carreira vitalícia na empresa onde começou a trabalhar e lá ficam até se aposentarem.
Na economia doméstica, no geral, os japoneses são pessoas moderadas em relação aos gastos no dia a dia. O que define bem o caráter japonês é a obstinação. Superar as dificuldades com muita obstinação é como cair sete vezes e levantar oito definido como “nana korobi ya oki”.
Os japoneses no geral sentem muita vergonha diante de atos indecorosos. Mas o conceito desse sentimento no Japão é algo raramente visto em outros países. A palavra japonesa “Haji” significa vergonha moral. Nos tempos dos samurais, a vergonha e a honra era lavada através de rituais suicidas com Seppuku, quando a pessoa se suicida cortando a barriga com uma faca. A prática não existe mais, mas seu conceito ainda prevalece na sociedade japonesa. O termo Haji Shirazu pode ser traduzido como “não ter vergonha na cara” e é considerado uma grave acusação no Japão. Por isso a maioria da população nipônica tem a preocupação de manter uma boa conduta e não violar as regras sociais. Porém, de vez em quando sai na mídia casos de políticos ou celebridades que se envolvem em algum tipo de escândalo. Pedir desculpas publicamente é uma obrigação moral. Em alguns casos, a pessoa envolvida no escândalo se retira do cargo. Há casos ainda em que a pessoa comete suicídio como forma de redenção.
Como os princípios dos valores éticos e morais estão profundamente enraizados na cultura japonesa é fácil trabalhar em grupo. Está aí uma metodologia muito eficiente de enfrentar obstáculos. Existe uma frase que diz: Sozinho eu vou mais rápido, mas juntos vamos mais longe. Podemos observar esse pensamento no cotidiano do Japão.
Caros heróis do cotidiano santafessulense, os segredos do sucesso estão aí, é só correr para o abraço..

Última Edição