Patrulhamento durante a festa de peão de Santa fé será intensificado pela Polícia Militar

Publicado em 28/05/2016 00:05

Por Vinicius da Costa

O objetivo das operações é o de prevenir não somente o uso abusivo de álcool, mas também todos os tipos de delitos

O que propicia uma condição favorável para acidentes de trânsito é a imprudência de alguns condutores que não observam a lei

1-O 1° Tenente da 4ª Cia do 16º Batalhão da Polícia Militar, João Paulo PeresSe existe uma combinação que nunca dá certo, esta é álcool e direção. A publicação “Beber e Dirigir”, do Manual de Segurança de Trânsito para profissionais de trânsito e de saúde de 2007 apresenta a informação alarmante de que, em países de baixa e média renda, de 33% a 69% de condutores mortos e de 8% a 29% de condutores feridos estão sob o efeito do álcool ao sofrerem um acidente. Cada vez mais a consciência no trânsito precisa ser lembrada.
Mesmo em pequenas quantidades, o consumo de álcool afeta a habilidade de direção dos motoristas. Perigos como reações mais lentas do que o normal e a falta de noção quanto à velocidade do próprio carro e de outros veículos podem ser causas de acidentes fatais.
É comum que a Polícia Militar venha fazer operações em época de festas na região, com o objetivo de combater e prevenir acidentes automobilísticos provenientes do uso do álcool.
A equipe de O jornal entrevistou o 1° Tenente da 4ª Cia do 16º Batalhão da Polícia Militar de Santa Fé, João Paulo Peres, que relatou que a PM intensificará o patrulhamento preventivo e ostensivo, realizando operações de saturação, visibilidade e bloqueio de trânsito.
Diante disso, o tenente relatou que “haverá um policiamento na cidade, pois muitas pessoas vão para a festa e deixam suas residências sem qualquer pessoa. O segundo trabalho é com ênfase até o local, para fazer o trânsito fluir, principalmente em horários de pico, como em momentos antes dos shows e montarias, quando há um maior fluxo de veículos pelas vias de acesso até o Recinto de Exposições”.
“Tal reforço terá o apoio de policiais militares de Fernandópolis, somando-se ao policiamento rodoviário, pelo fato de ser comum o acesso da Rodovia Euclides Cunha até a entrada do Recinto de Exposições”, disse o tenente.
Segundo João Paulo, uma festa por si só não aumenta o número acidentes. De acordo com ele, o que de fato propicia uma condição favorável para acidentes de trânsito é a imprudência de alguns condutores que não observam a lei, e essa imprudência é acentuada quando se mistura álcool e direção.
“O objetivo dessas operações é o de prevenir não somente o uso abusivo de álcool, mais também todos os tipos de delitos, com ênfase aos furtos, roubos e crimes de trânsito”, relatou o tenente.
Segundo ele, a população será beneficiada, principalmente com a segurança mais intensificada. “As pessoas poderão transitar pelas ruas da cidade com mais tranquilidade, usufruir de momentos de lazer, participando de um evento que é tradicional, com a sensação de uma maior segurança, propiciada pela presença de mais policiais militares nas ruas de Santa Fé”, finalizou o tenente João Paulo Peres.

Última Edição