Vander, o artesão da Estância
O nosso herói de hoje é o meu novo amigo e xará, Edson Vander Lucas, nascido em São José dos Campos, no dia 6 de dezembro de 1969.
Filho de dona Irene e de seu José Lucas, desde criança rabiscava as paredes de casa e quem sabe por causa da sua avó, que fazia bonecas, o espírito de artista estava nascendo em sua vida.
Na escola não era aluno de passar de ano com facilidade, mas ganhava prêmios em concursos de desenhos e trabalhos artísticos. Trabalhando desde cedo para ganhar o pão de cada dia, um dia foi convocado para exército brasileiro. Depois, foi trabalhar de office boy até conseguir ser funcionário do Bradesco, por 26 anos, quando chegou a ser gerente da instituição.
Mesmo trabalhando num ambiente burocrático, como um banco, Vander conciliava as atividades bancárias com a arte e, diversas vezes ganhou prêmios no projeto Banco de Talentos Bradesco, onde desenhou telas e muitas de suas obras premiadas foram expostas no Memorial da América Latina.
Vander, como é conhecido, fez Pedagogia na Universidade Metodista do Estado de São Paulo, em 2008. É casado com Eva, teóloga de formação e tem dois filhos maravilhosos, Maria Clara e Júnior, que, por sinal, é são-paulino da gema e foi craque da Águia do Vale, o São José Esporte Clube, na meia cancha.
Um dia, sua esposa Eva, que é uma mulher do Paraíso, conheceu outro paraíso – a Estância Turística de Santa Fé do Sul. Ficou encantada e fez com que o seu esposo Vander também pudesse conhecê-la. O nosso herói, outrora joseense, ficou embevecido com a cidade e, em 15 dias, se mudou para cá, sem despedir dos familiares e amigos.
Trocar a sua terra natal pela Estância das Araras Azuis, Amarelas e Vermelhas é algo inusitado e comovente. Porque, São José dos Campos nada mais é do que uma metrópole de quase um milhão de habitantes, o maior centro tecnológico de ensino e pesquisas do Brasil. Lá possui empresas como Panasonic, Johnson&Johnson e General Motors, centro de pesquisa tal qual a Embraer e centro de ensino do calibre do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (Inpe), além de importante polo tecnológico de material bélico e maior complexo aeroespacial da América Latina.
Por não ser uma cidade tecnológica, nossa Estância, cativou o grande artista plástico e artesão Vander, que conseguiu ter inspiração na nossa terra, para apresentar os seus trabalhos artísticos, principalmente na literatura de cordel, como ele próprio escreve: “Esta é Santa Fé, a quem eu quero bem/Me acolheste como peregrino distante/Adotou como seu filho também/Agora sou teu recente amante.”