IBGE abre processo seletivo na região

Publicado em 18/06/2016 00:06

Por Vinicius da Costa

O Processo Seletivo acontecerá com a finalidade de selecionar candidatos para contratação temporária

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – liberou o primeiro edital para a abertura das inscrições do processo seletivo mediante contrato com a Fundação Cesgranrio.
Segundo o coordenador da Subárea do IBGE de Jales,
José Vitorino de Souza, o Processo Seletivo é destinado a selecionar candidatos para contratação temporária de pessoal para a realização de pesquisas econômicas e sócio demográficas, e será realizado nos termos em vigor da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.
“O presente Processo Seletivo selecionará candidatos para serem contratados para o preenchimento de até 7.500 vagas para a função de agente de pesquisas e mapeamento, para atuarem em 550 municípios distribuídos nos 26 Estados e no Distrito Federal”, relatou José Vitorino.
Ele explicou ainda que, para o estado de São Paulo, serão 850 vagas, distribuídas em 100 agências. “As agências do IBGE em nossa região terão 39 vagas distribuídas em 7 agências localizadas em Fernandópolis, Jales, Monte Aprazível, Nova Granada, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga” disse.
As inscrições podem ser realizadas somente pela internet, no período de 21 de junho a 19 de julho, na página da Fundação Cesgranrio.
“O candidato deverá escolher o município e área de trabalho onde deseja atuar, e, também, a cidade e área de atuação onde realizará a prova. Posteriormente, é necessário imprimir o recolhimento da taxa de inscrição, que será de R$ 30,00, paga somente em uma das agências do Banco do Brasil até a data de vencimento constante na mesma” informou José Vitorino.
Ele afirmou também que os serviços serão prestados pelo prazo de até um ano, podendo ser prorrogado desde que não exceda três anos.
“O contratado será avaliado mensalmente nos primeiros e nos últimos três meses. Nos meses intermediários, as avaliações poderão ocorrer mensalmente, ou a cada 90 dias. Caso a nota na avaliação de desempenho esteja entre 70 e 75, a avaliação será mensal, e, caso a nota seja maior que 75, a avaliação seguinte ocorrerá após 90 dias” relatou José Vitorino.
Para finalizar, o coordenador relatou que o agente de pesquisa irá realizar diversas atribuições. “Serão realizadas visitas em domicílios e estabelecimentos, entrevistas, registros de dados em questionários impressos ou eletrônico. Todos deverão entregar aos seus superiores os questionários preenchidos; efetuar o suporte quanto a realização e a atualização dos levantamentos geográficos; fazer a coleta de feições cartográficas, temáticas do território ou coordenadas geográficas próprias dos levantamentos cartográficos e geodésicos. Além disso, esses servidores poderão ser solicitados a dirigir veículo próprio para a realização dos levantamentos sob sua responsabilidade, caso possuam habilitação” finalizou José Vitorino de Souza.

Última Edição