O uso do gerúndio para situações no futuro
Publicado em 24/06/2016 00:06
- O gerundismo foi um termo criado para designar a prática de utilizar o gerúndio em demasia no discurso, de forma a se tornar um vício de linguagem, um modismo vocabular. É um hábito que o falante adquire e que, perante a linguagem padrão, é considerado errôneo.
Há um mito de que este fenômeno ocorreria entre os operadores de telemarketing, porém hoje se nota que ocorre nas mais diversas esferas da sociedade.
Podemos perceber o uso do mesmo entre bancários, empresários, educadores, nas conversas do dia a dia etc.
O fato é que o falante, por receio de cometer algum deslize e acabar saindo da linguagem padrão, adquire ‘manias’ que lhe parecem o modo mais correto de falar, e acabam infringindo a norma da mesma maneira.
Alguns chegam a defender que não há problemas com a prática do gerundismo, mas a questão é que ações como “transferir”, “aguardar”, “reservar”, dentre outras, não necessitam da noção de continuidade que o gerúndio expressa, já que são ações rápidas e pontuais.
É de doer os ouvidos e ferir nossos olhos quando escutamos ou lemos algo como: “Um minuto, já estou transferindo a sua ligação”, ou “Estaremos fazendo uma festa de aniversário para ele amanhã”, ou ainda, “Na próxima semana estarei falando com o chefe para saber sobre a sua opinião”.
Oras, por se tratar de uma ação no futuro, não há a necessidade do verbo no gerúndio, e sim, no futuro. Assim, ao invés dos exemplos citados acima, o melhor seria dizer ou escrever “Um minuto, já irei transferir a sua ligação”, ou “Farei uma festa de aniversário para ele amanhã”, ou ainda “Na próxima semana falarei com o chefe para saber de sua a sua opinião”.
Porém, diferentemente do que acontece em português, o “gerundismo” é bastante aceito em determinadas situações, como poderemos observar nos exemplos a seguir.
O future continuous (futuro contínuo) é um tempo verbal utilizado para descrever ações que ‘estarão acontecendo’ em algum período no futuro, geralmente próximo. Esse tempo verbal é formando pelo sujeito + simple future do verbo to be (will be) + o gerúndio do verbo principal (-ing).
Exemplos:– I will be reading this book this year. (Eu irei ler este livro este ano).
– You will be doing better when I teach you. (Você fará melhor depois que eu te ensinar).
– At this time he will be working in his office. (Neste horário ele irá trabalhar em seu escritório).
– You will be visiting your parents this week. (Vocês irão visitar seus pais nesta semana).
– We will be studying a new subject next month. (Nós estudaremos uma matéria nova no próximo mês).
– Tomorrow, they will be coming home. (Amanhã, eles voltarão para casa).