Como escrever bem em inglês

Publicado em 2/07/2016 00:07

Na grande maioria das vezes, sempre que somos “obrigados” a escrever algo em inglês, assim como acontece com qualquer língua, costumamos ‘enrolar’, ‘enfeitar’ ou ‘encher linguiça’ para que o texto fique mais ‘bonito’.
Hoje em dia, lema é “escrever o máximo com o mínimo”, ou seja, ser coerente nas ideias e não escrever por escrever, como dizem.
O inglês moderno na sua forma escrita não tolera retórica. No comércio internacional, na imprensa escrita, e nos meios acadêmicos exige-se cada vez mais clareza. Frases longas, excesso de adjetivos, falta de concisão, dentre outros aspectos, são considerados pobreza de estilo.
A beleza do inglês moderno está na substância, na simplicidade, na clareza, na riqueza de detalhes e na integridade lógica.
Por outro lado, redigir bem em inglês é mais fácil do que possamos imaginar.
O importante é que o texto seja sempre criado a partir de uma ideia que, por sua vez, origina-se em fatos da vida. A ideia é sempre anterior ao texto.
É sabido que, se a ideia não for clara, o texto também não o será.
A tão famosa expressão “essa frase não me soa bem” é geralmente questionada por tradutores, pois é preciso conhecimento das duas línguas para que o texto traduzido seja bem elaborado. Assim, quando alguns fazem o uso de um dicionário, corre-se o risco do texto sair de forma desastrosa, uma vez que todo texto precisa ser interpretado, isto é, a ideia precisa ser entendida e então recriada, e diferenças culturais explicadas sob a nova ótica, não cabendo, assim, a tradução literal.
Em português geralmente as frases não têm sujeito. Existem, sim, o sujeito oculto, o indeterminado ou o inexistente.
Assim, na falta de um sujeito específico, muitas vezes o pronome it deve ser usado.
Outra diferença bastante relevante é que na língua portuguesa muitas vezes o sujeito aparece no meio ou no fim da frase. Em inglês ele deve estar sempre antes do verbo (a não ser no caso de frases interrogativas), e, de preferência, no início da frase.
Vejamos alguns exemplos:
Está chovendo muito hoje. (Sujeito inexistente). Em inglês: It’s raning a lot today.

Última Edição