Escola conquista o Idesp mais alto do município
Por Vinícius da Costa
Este ano a Escola Municipal Professora Thereza Siqueira Mendes, localizada na Rua Dezoito, em Santa Fé, foi uma das escolas da cidade que teve uns dos índices mais altos no Idesp – Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo –.
O Idesp é um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. Criado em 2007, ele estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano.
Os objetivos de cada escola são traçados levando em consideração o desempenho dos alunos no Saresp – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – e o fluxo escolar de cada ciclo. Por esse motivo, a unidade escolar tem uma meta diferente para cada ciclo que oferece.
A equipe de O Jornal entrevistou a diretora Elaine Cristina Yoshida Vieira e a coordenadora pedagógica Sandra Marisa Proni Kuczuk, que relataram que começaram a trabalhar na instituição no ano de 2013, quando a escola tinha um índice baixo.
O Idesp é divulgado pelo site da Secretaria Estadual de Educação e é referente ao ano anterior.
“O índice é referente ao ano 2015, e nós estávamos acompanhando o resultado pelo site. Hoje, a nota da Escola Thereza é de 3,97, ficando acima da nota do município, que é de 3,85. Estamos felizes por essa nota, pois, se observarmos a evolução da instituição, ano após ano, esse é um índice a comemorar, mas não podemos dizer que essa nota é o ápice, pelo contrário, temos muito que trabalhar. Tiramos uma nota ótima, mas ela vai de 0 até 10”, relatou a coordenadora Sandra.
Segundo a diretora Elaine, a escola trabalha também no parâmetro social. “Hoje nós fazemos um trabalho de resgate dos alunos com o intuito de tirá-los das ruas e oferecer-lhes um ambiente na escola. Tínhamos um alto índice de evasão dos alunos, chegando a perder de 6 a 8 alunos no final do ano letivo, e nesses últimos anos estamos conseguindo manter nossos alunos,”, relatou Elaine.
Ela disse que a escola, além de diminuir a evasão dos alunos, também conseguiu diminuir o número de reprovações. “Estamos conseguindo realizar esse feito com projetos dentro da escola, efetuando um cronograma para que o aluno possa seguir no ano seguinte”, relatou Elaine.
Para finalizar, a diretora relatou que essa nota é fruto de um trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura e toda a equipe multidisciplinar da instituição. “Temos que agradecer ao apoio da Secretaria de Educação e a Prefeitura da cidade, pois sem seus repasses e empenho nós não seriamos nada. Podemos notar que durante esses anos a administração se empenhou na educação, fazendo, assim, com que nossa escola ficasse entre as melhores”, finalizou Elaine.