Justiça do trabalho de Jales realizou acordo por WhatsApp
Por Vinicius da Costa
Esta é a segunda vez que isso acontece, e a primeira foi no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas
A Justiça do Trabalho de Jales começou a dar um novo passo para agilizar as decisões judiciais de sua instância.
A equipe de reportagem de O Jornal entrevistou a diretora substituta da Vara do Trabalho de Jales, Juliana Aguiar, que relatou que, no dia 8 de julho, a 15ª Vara da Justiça do Trabalho de Jales realizou um acordo entre a reclamante Cleide da Silva Miranda Marinoto, de Auriflama, e o Banco do Brasil, através do aplicativo WhatsApp. “Esse acordo foi realizado pelo aplicativo, pois a advogada Marcela da Silveira Carmona, de Araçatuba, não pode comparecer à audiência pelo fato de estar afastada por licença maternidade”, relatou Juliana.
Juliana informou que esta é a segunda vez que isso acontece. “A primeira, foi no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, onde também ocorreu pela ausência de uma advogada, e, neste caso, também foi utilizado o aplicativo”, relatou Juliana.
Segundo ela, anteriormente foi feito um contato telefônico com a advogada contando o que estava ocorrendo. Posteriormente, a mesma concordou e logo em seguida começaram a serem passadas as mensagens, para que o acordo pudesse ser formalizado legalmente, como era o desejo da reclamante. “As conversas foram registradas no WhatsApp e fotografadas para serem anexadas ao processo digital, já como documentos, para garantir a efetividade do acordo”, relatou Juliana.
Para finalizar, Juliana explicou que essa facilidade deverá ser desenvolvida através de um grupo que será montado no aplicativo, para que os acordos possam ser formalizados de qualquer lugar, no país ou no exterior.