Vacina contra a Dengue não será ainda disponibilizada pelo SUS
Por Lucas Machado
O número de casos de Dengue em Santa Fé ainda é alarmante, haja vista que, de janeiro até o último dia 2 deste mês, dos 932 casos notificados, 795 são positivos.
Comparado ao ano passado, o número aumentou, pois, no mesmo período, em 2015, de 567 casos notificados, 455 foram positivos. No total, no ano passado, foram 514 casos positivos da doença, ou seja, menos do que foi registrado até o último mês deste ano.
Diante da quantidade de casos, cabe a conscientização da população para a prevenção da procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A melhor forma de se evitar a Dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito.
Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Uma forma de prevenção da contaminação é a vacina, que ainda não foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde para a rede pública de Saúde, e está disponível apenas em clínicas particulares.
Através de uma pesquisa feita pela reportagem de O Jornal, nenhuma clínica disponibiliza a vacina em Santa Fé, e a mais próxima é a Clínica Pro Imune, do médico Mauro Suetugo, em Jales.
Embora seja a única Clínica que contenha a vacina, ela ainda não está sendo aplicada na população, e o valor da mesma ainda não foi definido.
Segundo o médico, a vacina é indicada para a prevenção da Dengue, causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4, em indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade.
“O esquema da vacina primária consiste em 3 doses, com intervalos de 6 meses cada. O frasco multidoses contém 5 doses, que, após aberto, deve ser utilizado em até 6 horas”, disse ele.
O médico ressaltou ainda que há reações adversas após a aplicação da vacina, como dor de cabeça e dor no local.
“Recomenda-se que a pessoa não pode estar com febre para a aplicação, e quem está com Dengue deve aguardar um período de 30 dias para a vacinação. Gestantes ou mulheres em fase de amamentação também não podem tomar a vacina”, finalizou o médico Mauro Suetugo.