Tópicos da Semana – Edição de 20/08/16.
Por Mário Aurélio Sampaio e Silva
Charge: Leandro Gusson (Tatto)
Agora vai?
Pronto. Estamos em plena campanha eleitoral, e qualquer segundo para o candidato passa a ser extremamente preciso, pois todos terão pela frente, até o dia 2 de outubro, incansáveis 42 dias de corrida na captação de votos, e esta briga, como de costume, certamente será ferrenha, ou até mais, haja vista a existência de um leque maior de candidatos do que o costumeiro.
Psiu!!!
O que a grande maioria dos cidadãos está se perguntando é justamente cadê a tal da campanha eleitoral. Parece até que estamos em um corredor de hospital, tamanho o silêncio na cidade. A terça-feira, em Santa Fé, diferentemente do que muitos imaginavam, amanheceu calminha, calminha, como se aquele dia não tivesse tido o início da propaganda eleitoral, e o fato se repetiu na quarta, quinta e sexta-feira, ontem dia 26.
Mas, por quê?
Ocorre que os candidatos, observando que a Justiça Eleitoral estipulou novas regras para esta campanha, estão muito cautelosos, até porque, embora alguns aspectos já estejam claros, como o não uso de outdoors, cavaletes nas principais avenidas da cidade, dentre outras proibições, todos estão esperando o momento correto para ter a certeza de que não cometerão qualquer tipo de crime eleitoral.
Muita calma
Por enquanto, o que se vê pela cidade são os bate-papos e as reuniões, até porque foi somente nesta semana que os candidatos receberam seus respectivos CNPJs e, com o documento em mãos, podem abrir suas contas em banco e, por fim, contratar carros de som e pessoal que eventualmente venham a trabalhar em suas campanhas.
Daí sim!
Segundo a maioria dos candidatos, a campanha propriamente dita, com “cara de campanha”, será iniciada a partir da próxima segunda-feira, 22, e com mais intensidade no início de setembro.
Lei eleitoral
Os coordenadores das coligações que apoiam Ademir Maschio, Elena Rosa Vidoti, José Rafael Martins, o Faíco, na última quarta-feira, 17, estiveram reunidos com o Juiz Eleitoral da Comarca, Dr. José Gilberto Alves Braga Júnior, no Salão de Júri, para tratar de assuntos pertinentes as novas regas da lei eleitoral. Dentre as propostas apresentadas pelos coordenadores, uma delas refere-se ao limite de carros de som. Ficou acordado que serão cinco veículos para cada coligação, divididos entre candidatos a prefeito e vereador.
Quando?
Os horários de veiculação de propaganda de carro de som propostos no acordo entre as coligações serão de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 13:00 horas, e das 15:00 às 18:00. Aos sábados, poderão circular somente no período da manha e, aos domingos, fica proibido esse tipo de propaganda.
Bandeirando
Também ficou estipulado que as bandeiras, 50 para cada coligação, somente poderão ser usadas nos comícios e palestras, além de alguns pontos no Centro da cidade, sem que, evidentemente, atrapalhem os transeuntes da cidade.
Carreatas
Diferentemente do que acontecia nas eleições anteriores, até porque é sempre bom lembrar que carro não vota, as carreatas também serão apenas uma para cada coligação, cujas datas ainda serão definidas pelos coordenadores de campanha, sem que hajam confrontos, ou seja, as mesmas acontecerão em dias diferentes.
Debate
Os candidatos em Santa Fé do Sul irão participar de um único debate no período de 12 a 16 de setembro, com transmissão liberada para as emissoras interessadas em transmiti-lo. Seu formato ainda deverá passar pela aprovação das coligações, e, ao que tudo indica, poderá não haver perguntas entre os candidatos.
Para depois…
A Funec publicou nesta semana, em sua página na internet, a prorrogação e alteração das datas das provas, bem como a entrega de títulos do processo seletivo para contratação de professores substitutos para o ano letivo de 2017.
Representação
O Processo Seletivo, para a contratação de mais de trinta professores, é alvo de uma representação junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo, interpelada pela advogada Luzia Guerra que, dentre outros aspectos, alega que o referido processo soa como eleitoreiro, haja vista ter sido publicado as vésperas da eleição, até porque o ex-presidente da instituição, Ademir Maschio, é candidato a prefeito de Santa Fé do Sul.
Cautela e caldo de galinha…
Consta que o Ministério Público já deu início as investigações, mas ainda não se manifestou oficialmente, uma vez que não concluiu o processo. Entretanto. o presidente da Funec, Gustavo Goes de Assis, afirma que a diretoria da instituição decidiu manter o Edital do Processo Seletivo, porém com a prorrogação das inscrições para 9 de setembro e a data da prova para o dia 19 de outubro. Anteriormente, a prova estava marcada para ser realizada no dia 20 do próximo mês, ou seja, antes das eleições.