Os personagens da nossa realidade: participe e concorra!
Na atual novela das nove da Rede Globo de Televisão, “Velho Chico” – a qual, sinceramente, vi poucas vezes até hoje – existem, dentre os personagens principais, alguns que possuem um papel “interessante”, passíveis de serem usados em uma reflexão sobre a nossa realidade. Vejamos.
São quatro personagens: o coronel, o deputado, o capataz e o “retireiro”.
Na novela, apesar de, teoricamente, o deputado ter o dever de ser a figura mais importante da cidade e região, trabalhando em prol da população que o elegeu, notadamente ele responde as ordens do coronel, que, dono do capital e do “poder”, orquestra a atuação do político, ora seu genro e “apadrinhado”, determinando quais os interesses ele deve proteger e em quais causas ele não deve intervir.
Enquanto isso, no escalão inverso e menor ao citado acima, está o capataz, aquele que é o “pião” do coronel e, com uma fidelidade quase que cega, também segue e cumpre piamente as suas ordens.
Do outro lado, oposto ao desses três personagens, está o “retireiro”, o homem simples do campo que, além de subsistir sua família com o seu trabalho árduo e incansável, ainda encontra força e, principalmente, coragem, para lutar pelos direitos dos demais trabalhadores da sua cidade e comunidade rural.
Esses trabalhadores, em sua grande maioria, são empregados do coronel, que, claramente, possui a força econômica e o “poder” necessário para absorver o controle sobre eles, sobre o capataz e, até mesmo, sobre o minimizado deputado, o seu político marionete.
Do outro lado, segue o retireiro, lutando infatigavelmente pelos seus direitos e dos demais trabalhadores. Enfrentando, em razão disso, infortúnios e perseguições para batalhar por aquilo que acredita ser justo para si e para os seus semelhantes.
Refletindo nosso cenário político federal, estadual e, principalmente, municipal, percebo que, apesar da ficção utilizada no enredo da teledramaturgia, essa história se repete muito na nossa realidade.
Praticamente toda cidade possui um coronel (um empresário, político aposentado ou impedido pela lei de concorrer às eleições) que comanda um outro político (ou grupo) marionete que está destinado a seguir as suas determinações e vontades, que, muitas vezes, vão contra as da própria população.
Logicamente que, se um “coronel” dessa estirpe consegue comandar até mesmo um político, ele comandará também um (ou muitos) capataz(es), aquele seguidor fiel que age cegamente e, às vezes, inconsequentemente, para agradar o seu patrão. Algumas vezes, o capataz o faz mais pela “paixão” do que pelo seu rendimento financeiro, já que, para o coronel, aquele “pião” só possui um pequeno valor enquanto atende os seus interesses, perdendo-o totalmente caso assim não proceda.
Por fim, toda cidade – resta-nos acreditar – tem um retireiro (um trabalhador, líder social, ou, até mesmo, ocupante de uma função sindical ou política séria e comprometida) que briga pelos seus iguais, pelos menos favorecidos, e por todos que merecem galgar os patamares elevados, porém, inafastáveis, da justiça.
A pergunta que fica: quem é o “coronel” (_______________), “deputado” (_______________), “capataz” (_______________) e o “retireiro” (_______________) da nossa cidade, estado ou do país?
A pessoa que preencher as respostas mais criativas nas lacunas acima, e que, juntamente a isso, mantiver o respeito, será escolhida para ganhar 01 (um) livro no valor de até R$ 40,00 (quarenta reais), podendo escolher livremente qual o título de sua preferência, dentro desse valor.
Para concorrer basta enviar a foto das lacunas preenchidas no jornal impresso para kaykiojornal@gmail.com, colocando como assunto do email “SORTEIO LIVRO”, deixando no corpo da mensagem (opcionalmente) a justificativa dos nomes preenchidos nas lacunas e (obrigatoriamente) o nome completo do participante e telefone para contato, tudo isso sem deixar de anexar a imagem supracitada.
Quem são os “personagens” da nossa realidade?
Boa sorte a todos!