Santa Fé e Rubineia superaram a meta do Ideb em 2015
Da Redação
Santa Fé do Sul superou a meta do Ensino Fundamental I do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – no ano de 2015. A nota proposta pelo MEC – Ministério da Educação para o município era de 6,0 e a Rede Municipal de Ensino obteve avaliação superior, obtendo 6,6. Com isso, a cidade seguiu a tendência nacional, que tinha como meta para o país a nota 5,2, superada em 5,5.
As escolas municipais do 6º ao 9º ano melhoraram o Ideb, com nota acima da meta do País.
Em Rubineia, o resultado da pesquisa tambem mostrou que a Educação Municipal melhorou seu rendimento, se comparado com a nota de 2013, de 5,8, para 6,1, em 2015, como também superou a média nacional, que foi de 5,3, para os primeiros cinco anos do Ensino Fundamental.
Criado em 2007, pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais –, o Ideb reúne em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da Educação: Fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Para se chegar ao índice do MEC calcula-se a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em Português e Matemática da Prova Brasil, aplicada às crianças do 5º e 9º anos do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não tenha reprovação e tenha aproveitamento de assiduidade às aulas.