Eleições municipais serão realizadas no domingo
Por Lelo Sampaio e Silva
Faltam apenas dois dias para as eleições municipais, e todo o país elegerá seus prefeitos e vereadores para o quadriênio 2017 a 2020.
Em Santa Fé são três candidatos a prefeito – Ademir Maschio (DEM), Elena Rosa (PTN) e José Rafael Martins, o Faíco (PMDB).
Um dos principais pontos a destacar no plano de governo do candidato Ademir Maschio, segundo ele, é o que se refere aos anseios e necessidades do povo santafessulense, vislumbrando ações empreendedoras e inovadoras que contribuam para o crescente avanço da cidade, com planejamento, organização, direção e controle da administração.
“Nosso plano de governo contempla todas as áreas, como a saúde, educação, social, segurança, desenvolvimento econômico, trabalho e renda, funcionalismo público, turismo, esporte e lazer, agricultura e meio ambiente, e cultura. Contudo, temos detectado, ouvindo a população, que a grande necessidade é emprego”, disse.
Já para a candidata Elena Rosa Vidoti, seu plano de governo foi elaborado para que todas as necessidades dos cidadãos sejam atendidas, sem deixar qualquer área da administração esquecida.
Elena destaca também a importância do turismo. “Santa Fé tem, por si só, vocação para o turismo, e precisamos aproveitar todos os recursos naturais que nossa cidade tem, dinamizando e potencializando o atendimento do comércio em geral, colaborando com a vinda de muitos turistas, que acaba trazendo um maior movimento para o comércio local, além de gerar mais empregos, e tem como plano também ampliar o sistema de gestão da saúde pública, melhorando as possibilidades de atendimento do sistema de saúde na cidade, com uma clínica de especialidades, laboratório de análises completo, dentre outros aspectos, além da educação que, segundo ela, precisa ser melhorada.
José Rafael Martins, o Faíco, aponta como pontos principais em seu plano de governo o olhar para todas as áreas de atuação da administração municipal, destacando o atendimento às pessoas, às mulheres e crianças, às famílias, quando trata da questão do resgate à construção de moradias dignas, da atenção e o cuidado com a saúde e o alimento para quem precisa, da geração de emprego e renda, da educação integral à criança e ao jovem, da segurança e do lazer merecido a todos.
“Meu plano também destaca-se pela atenção ao funcionalismo público efetivo que está desmotivado e, em muitos casos, recebendo menos que um salário mínimo por mês. Vamos rever os cargos e salários dos servidores comissionados que sangram a folha de pagamentos, prejudicando todos os demais. Reafirmamos o propósito de procurar contemplar o funcionário efetivo, que tem seus méritos, experiência e competência comprovada e não tem tido as oportunidades esperadas”, disse.
Na Comarca, Nova Canaã Paulista possui dois candidatos – José Marcos Alves (PMDB) e Silvana Antônia Aparecido (PT); Santa Rita D’Oeste, Alaor Paisan (PSB), João Lujan (PSD) e Osmar Sampaio (PV); Rubineia, Aparecido Goulart, o Cidão (PSD) e David Elias Cordeiro Ramos (PR); em Santana da Ponte Pensa são dois candidatos – José Aparecido de Melo (PSDB) e Vagner Hernandes (PMDB); Três Fronteiras, Mara Marsola (PEN) e Rubens José Belão, o Bim Belão (PSDB) e Santa Clara D’Oeste, Wair Jacinto Zapelão (PSDB), João Donisete Moda (PMDB) e Gabriel Molina (PTB).