Denatran desenvolve aplicativo para celulares que dá 40% de desconto em multas
Por Vinicius da Costa
O Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – apresentou na última terça-feira, dia 1°, um aplicativo que garante 40% de desconto no pagamento online de multas de trânsito.
O desconto de 40% na multa paga pelo aplicativo só valerá para quem reconhecer a infração sem contestar previamente ou apresentar recurso. O pagamento só poderá ser feito por meio eletrônico, até a data de vencimento.
Atualmente, o infrator que optar por pagar dentro do prazo de validade da multa tem desconto de 20% no valor.
Segundo o órgão, a ideia do aplicativo não é somente oferecer o desconto, mas também facilitar a comunicação sobre as infrações entre órgãos autuadores e condutores.
Para que o aplicativo funcione, é preciso que os órgãos de trânsito passem a fazer notificações eletrônicas, como mensagens avisando sobre infrações cometidas.
De acordo com o Denatran, os Detrans estaduais e entidades responsáveis ainda estão se adequando a essa novidade, mas já começaram a disponibilizar o aplicativo.
O aplicativo é chamado de SNE – Sistema de Notificação Eletrônica –, e está disponível para download na PlayStore, que é para celulares com sistema operacional Android, AppStore para aparelhos da marca Apple. No dia 15 de novembro o sistema poderá ser acessado em computadores pessoais. Já empresas especializadas em grandes frotas, podem aderir ao sistema a partir do dia 22 deste mês.
Estão aptos a aderir ao sistema mais de 1.600 órgãos autuadores em todo o Brasil, todos integrados ao Renainf – Registro Nacional de Infrações de Transito –, como os 27 Detrans Estaduais e Distrito Federal, órgãos municipais, Polícia Rodoviária Federal e DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –.
Além de trazer mais comodidade e interatividade na gestão do pagamento de multas, o Sistema promete traçar um perfil dos condutores.“Com o novo sistema vamos traçar o perfil dos condutores que frequentemente cometem infrações e, ao serem informados, terão a chance de corrigir o curso de suas ações. Por exemplo, aqueles flagrados ao manipular um celular, vão receber diversas informações sobre acidentes e demais consequências do ato por meio de campanhas educativas, para que haja uma mudança de comportamento. Já os condutores exemplares terão o comportamento valorizado”, disse o coordenador Geral de Educação no Transito do Denatran Francisco Garonce.