A partir do próximo mês, Rádio Santa Fé será FM
Por Lelo Sampaio e Silva
Na última segunda-feira, 7, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República Michel Temer; do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab; do presidente da Câmara dos Deputados de Brasília, Rodrigo Maia; do presidente da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações –, Juarez Quadros; e do presidente da Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão –, Paulo Tonet Camargo, ocorreu a cerimônia de recepção dos proprietários das rádios de todo o país que foram contempladas com transição de AM para FM. A assinatura do termo aditivo da migração das rádios AM para FM ocorreu no Ministério das Comunicações, quando contemplou mais de 240 emissorasz.
Na ocasião, a Radio Santa Fé foi uma das agraciadas. Na região, emissoras de Jales, Estrela D’Oeste, Fernandópolis e Votuporanga tiveram o mesmo benefício.
Segundo o sócio proprietário da Rádio Santa Fé, Leandro Lirussi, a partir de agora se abre a contagem do prazo para que o Ministério das Comunicações aceite o protocolo do projeto de instalação, ou seja, qual equipamento será utilizado, a potência da rádio, altura de torre, dentre outras questões de ordem técnica.
Agora, a Anatel receberá o ofício de solicitação de todas as rádios para que elas passem a operar na frequência destinada.
Entretanto, a Anatel já cedeu o canal 100.5 para a Rádio Santa Fé.
“Já na primeira semana de dezembro operaremos em caráter experimental, medindo o sinal da emissora, o nível de modulação, haja vista que todas as rádios necessitam ter o mesmo nível de sinal, de volume”, disse Lirussi.
Ele explicou ainda que a rádio abrangerá de Votuporanga até pouco depois de Paranaíba, abrangendo todas as cidades dentro desta circunferência.
“O primeiro evento a ser transmitido, tanto em caráter AM como FM, será a cerimônia de posse do prefeito de Santa Fé, Ademir Maschio. A partir do dia 2 de janeiro, segunda-feira, estrearemos com uma programação totalmente nova, com novas adaptações de linguagens e com mais profissionais”, disse Leandro Lirussi.
Ele ainda explicou que no final de dezembro, embora ainda sem dia e local definidos, haverá o coquetel de lançamento da Rádio Santa Fé FM, onde haverá um grande show.