Espaço do Artesão estará presente durante as festividades de final de ano

Publicado em 12/11/2016 00:11

Por Lelo Sampaio e Silva

Espaço do Artesão...O Espaço do Artesão, que por oito anos funcionou na Praça Salles Filho, deverá voltar ao seu local tão logo as obras da referida praça estejam concluídas.
Segundo a coordenadora do Fundo Social de Solidariedade de Santa Fé do Sul, Rosimeiry Cristina de Melo, o local, inaugurado em setembro de 2008, teve que ser demolido, haja vista estar dentro do espaço onde está sendo construída a Concha Acústica.
“Para que as obras da Concha Acústica pudessem ser iniciadas, nos mudamos para o CIC, e lá ficamos por aproximadamente três meses e meio, ou seja, de 20 de maio a 10 de agosto. Entretanto, como o cinema foi reaberto em 20 de agosto, todos os artesãos passaram então a produzir suas peças em suas residências para que possam, agora, expô-las a partir do dia 19 próximo”, disse ela.
Tão logo a Concha Acústica, com o palco, sanitários e o Espaço do Artesão, esteja pronta os artesãos voltarão a expor suas peças no espaço, ou seja, voltarão ao seu local de origem, porém dentro da própria Concha, mais moderna e com rampas de acessibilidade.
Devido às obras, a Secretaria de Cultura de Santa Fé, através de sua secretária Ana Paula Pelaio Garcia Toppan, disponibilizou uma tenda de 10 metros quadrados, que será instalada na praça para que os artesãos possam expor suas obras durante o Sonho de Natal.
Ainda de acordo com a coordenadora, as bancas dos artesãos usadas originalmente no Espaço serão levadas para aquele local, e lonas serão disponibilizadas para que o lugar seja o mais confortável possível, evitando, assim, qualquer contato com uma possível chuva.
Para que os artistas façam parte do grupo de artesãos, há um regimento interno no qual os ajuda a facilitar a organização do grupo, mantendo escalas rotativas de semana e finais de semanas, com horários específicos e rodízio de grupos aos finais de semana à noite.
“As regras são para que apenas três artesãos trabalhem com o mesmo seguimento de mateira prima, sendo eles os patchworks, bordados, pinturas em tela, pinturas em tecidos, reciclados em geral, fibra da bananeira, cerâmicas, trabalho feito com jornal, crochê, tricô, bijuterias, madeira, palha de milho, biscuit, ferro, dentre outras”, finalizou a coordenadora do Fundo Social de Solidariedade de Santa Fé do Sul, Rosimeiry Cristina de Melo.

Última Edição