Realizado o I Encontro de Amigos da Escola EEPG Professor Benedicto de Lima
Por Lelo Sampaio e Silva
Rever os grandes amigos, lembrar os bons momentos do passado e falar sobre a vida, num clima de muita afeição e amor, foi o motivo pelo qual as ex-professoras Maria Helena Silveira Leite Sant’Anna, Mitsuê Ioshida da Silva, Dionirce Damin e a secretária Donizete Penha Delcim Gibin, da então EEPG Benedicto de Lima, decidiram organizar um encontro de professores, diretores e funcionários da referida escola, que foi motivo de muito orgulho para Santa Fé, principalmente nos anos 60 e 70.
Assim, na terça-feira, 22, no Restaurante Universitário, foi realizado o I Encontro de Amigos da EEPG Professor Benedicto de Lima, que contou com a presença de 55 pessoas, dentre diretores da escola, professores, funcionários e familiares.
Segundo Maria Helena Silveira Leite Sant’Anna, professora que iniciou sua carreira naquela escola, tendo lá se aposentado também, o encontro era um desejo de toda a equipe da escola. “Lá, nós, professores, diretores e funcionários, nos víamos como uma grande família, tamanha a amizade que tínhamos e isso nos deixou uma profunda saudade. Sempre algum professor se encontrava com outro e dizia da vontade de organizar algo do tipo, até que, então, decidimos por em prática a ideia”, disse.
Ela ressaltou que a mesma equipe trabalhou naquela escola, que hoje funciona a Etec, por muitos anos, e, ao fazer a lista de convidados, chegamos ao número aproximado de 100 pessoas, desde as professoras pioneiras, como Édela Morelli de Paula, Ignez Terezinha de Andrade Navarrete; Laura Prieto, que lecionaram no então Segundo Grupo Escolar.
Também estiveram presentes as professoras da Benedicto, Eunice Nunes da Silva; Maria Helena Ferreira Sant’Anna; Janete Antônio, de Araçatuba; Laura Rogério, esposa do ex-diretor da escola, professor Antônio Carlos de Freitas; bem como Maria Eunice Carneiro; Ana Maria e Carlos Alberto Sanches; Olga Petruceli, que hoje reside em Bauru; Dionirce Damin; Lucia Sato Watanabe; Mitsuê Ioshida da Silva; Maria Calvo; Aparecida Benedita de Oliveira Carneiro, conhecida como dona Cidinha do professor Onório Carneiro, hoje em Andradina; Terezinha Susuki, de São José do Rio Preto, dentre tantos outros.
“Evidentemente que muitos levaram seus familiares; entretanto reunimos 55 pessoas, entre diretores, professores e funcionários que trabalharam na escola”, disse Maria Helena.
Estiveram presentes no encontro os ex-diretores Douglas Fázio, Ângela Porto e Arides Ricci.
O encontro contou também com a presença de diversos funcionários da escola, inclusive a mais antiga, dona Izoldina da Silva.
“O objetivo principal do encontro foi o de rever os amigos da época em um momento de alegria e nada mais justo do que uma festa de confraternização. Muitas professoras e diretores, devido a idade, apesar da vontade, não puderam comparecer ao evento, haja vista que muitos deles já sofrem, inclusive, com problemas de mobilidade; porém, embora não presentes, era como se estivessem, pois nos sentimos na escola novamente”, explicou Maria Helena.
Todos puderam se deliciar com as comidas servidas pelo Restaurante Universitário, e foram, ainda, agraciados com boa música tocada e cantada pelos seresteiros Joaozinho do Bandolim, Antônio da Viola e Edson Watanabe.
“A senhora Lucia Watanabe também presenteou a todos com seus licores e bombons deliciosos, o que fez a festa ficar ainda mais doce”, concluiu Maria Helena Silveira Leite Sant’Anna.