Comerciantes falam sobre as vendas de final de ano
Em Santa Fé do Sul, as vendas deverão ser melhores do que nas cidades
da região
Por Lelo Sampaio e Silva
Em ano de crise, até o Papai Noel parece estar com poucas balas para a criançada.
Uma pesquisa nacional mostra que os consumidores vão gastar menos com presentes neste Natal.
Mesmo assim, é difícil passar este período do ano sem comprar nada. Mesmo com a crise financeira, os presentes de Natal são considerados indispensáveis para muita gente.
Em Santa Fé do Sul, as vendas deverão ser melhores do que nas cidades da região, devido ao Projeto Sonho de Natal e a promoção Natal Show, da ACE – Associação Comercial e Empresarial – de Santa Fé do Sul, com apoio do Sincomercio, que este ano sorteará, no dia 7 de janeiro, um Volkswagen UP 0 km e cinco TVs LED de 42” para quem fizer compras no comércio da cidade e preencher os cupons das lojas credenciadas.
Em entrevista à reportagem, Mirian Paula Pereira, proprietária da Alquimia Boutique, disse que as vendas ainda não estão aquecidas como no mesmo período dos anos anteriores. “Entretanto, acredito que não seja uma particularidade do comércio local, mas sim o reflexo da economia como um todo, já que o país atravessa um dos momentos mais críticos já observados”, falou.
Segundo ela, o consumidor está muito receoso, além do alto índice de desemprego, que diretamente afeta as vendas.
“Em um comparativo com o mês de dezembro do ano anterior, há uma queda de 25% nas vendas, mas nestes dois dias em que o comércio esteve aberto à noite já pudemos notar um aumento nas vendas; e acredito que logo estaremos com as vendas mais estabilizadas, pois, com a proximidade do Natal, a cidade começa a receber muitos visitantes, o que, sem dúvida, só tem o que acrescentar para todos os comerciantes”, explicou Mirian Paula Pereira.
Já para sócia-proprietária da Ekostore Outlet, Natalia Amaro, houve um aumento considerável no fluxo de pessoas nas ruas nas compras em minha loja.
“O que já podemos notar é que muitos de nossos clientes estão antecipando às compras, aproveitando melhor a vantagem de produtos exclusivos e mais descontos”, ressaltou Natalia.
A também sócia-proprietária da loja Luisa Cordova ressaltou que, embora o mês de novembro e até a presente data tenham sido bons para a loja, a tendência é que de agora em diante e até o final do ano haja um aumento expressivo nas vendas.
“Embora já exista uma perspectiva positiva para todo o mês, acreditamos que, devido à extensão do horário no comércio, as vendas sejam muito boas, uma vez que o novo horário atrairá consideravelmente o número de clientes”, finalizou Luisa Cordova.