A história de um jovem maratonista santafessulense que já possui 56 medalhas e 46 troféus.
Por Vinicius da Costa
O Jovem santafessulense Otavio Emanoel Rodrigues é destaque em competições de atletismo na região.
Em entrevista a O Jornal, o atleta afirmou que já participou de várias competições regionais nas cidades de Jales, Fernandópolis, Ilha Solteira, Araçatuba, Meridiano, Cosmorama, Mirandópolis, Mirassolândia, Cassilândia. “Participei também de algumas competições conceituadas no Brasil, como a Corrida Matilat em Catanduva; a Meia Maratona de Campo Grande; os Jogos Regionais em Penápolis; o Circuito da Longevidade e o Circuito Tem Running em São José do Rio Preto, onde conquistei o primeiro lugar na categoria de 20 aos 24 anos e o sexto na colocação geral”, disse.
Ao todo Otavio acumula cerca de 56 medalhas e 46 troféus, e segundo ele é fruto de seu trabalho e conquistado com muita dedicação. “Eu não vivo do esporte, pelo contrário, tenho um trabalho regular no comércio de Santa Fé. Realizo os meus treinos na pista de atletismo da Funec, que fica localizada no campus III, mas esse treino só é possível de ser realizado quando tenho um tempo vago, seja ele depois do meu trabalho ou nos finais de semana”, relatou o atleta.
Ele ainda afirmou que tudo começou no ano de 2014, com um grupo de amigos. “Nos anos anteriores, eu e três amigos realizávamos algumas corridas, mas com o passar do tempo eles foram se lesionando e acabaram desistindo. Então eu decidi continuar correndo em busca do meu sonho, que era participar cada vez, mais de competições, e acabei me sagrando campeão em algumas delas como a Volta da Ilha, que é um circuito em Ilha Solteira de oito quilômetros e a Mini Maratona Santa Cruz, que é realizada em Votuporanga, de 10 quilômetros”, afirmou Otavio.
No ano passado o atleta participou da São Silvestre, em São Paulo, e conquistou o 750° lugar. “Participei da São Silvestre sem ter qualquer patrocinador oficial, tive somente alguns apoios, como o do empresário Renato Ferraz e de alguns amigos, além de desembolsar um valor. Conquistei essa colocação porque estava lesionado, mas tenho uma meta, que, com o treinamento que estou seguindo e estando em boa forma, poderei chegar entre os 100 primeiros nas próximas provas”, enfatizou.
Otavio disse que com todo esse trabalho ele criou a ONG Asa, em abril deste ano, para oferecer um suporte esportivo a jovens e crianças de Santa Fé do Sul. “Essa ONG foi criada para darmos um suporte para essas pessoas, além de estarmos preparados legalmente para buscarmos novos recursos junto a prefeituras e empresas, dando assim suporte aos atletas, como compra de equipamentos de treinamento para os novos atletas que quiserem ser inseridos na organização”, disse.
Ele ainda afirmou que a ONG já está dando frutos e possui 12 atletas adultos e uma criança, Pedro Henrique Magalhaes Salatiel, que já conquistou o primeiro lugar do Circuito Dama Kids em São José do Rio Preto. “Com essa ONG podemos participar cada vez mais de campeonatos, além de influenciar crianças como o Pedro, pois creio que o esporte é o que há de melhor para a formação de um bom cidadão, sendo que nós além de cobrarmos para que ela tenha um ótimo desempenho esportivo, cobramos também desempenho escolar, priorizando assim a boa formação do atleta”, finalizou Otavio Emanoel Rodrigues.