A partir de quarta-feira, Guarda Civil Municipal passa a ter autonomia para aplicar multas de trânsito
Por Vinicius da Costa
Na última terça-feira, dia 14, vinte agentes da Guarda Municipal iniciaram o curso de capacitação para atuarem como orientadores e fiscalizadores do trânsito, de acordo com a Lei Municipal aprovada em novembro de 2016. O curso ministrado na sede da Funec, Campus II, terminou ontem, dia 17, e a partir da próxima quarta-feira, dia 22, os Guardas Civis Municipais já estarão nas ruas com a nova atribuição.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Everson Merighi Pinha, com esse treinamento os agentes poderão aplicar multas de competências municipais. “A Guarda autuará infrações como estacionamento do veículo em local irregular, uso do celular enquanto dirigir, não utilização do cinto de segurança, excesso de volume de som, direção perigosa, entre as infrações”, disse.
O curso de capacitação dos agentes foi aplicado pelo instrutor e PHD em trânsito, o capitão da Polícia Militar de São José do Rio Preto, Ederson Merighi Pinha, e pode contar com a participação do Tenente João Paulo Perez, do sargento Nunes, o cabo Juliano e do soldado Abner da Polícia Militar de Santa Fé do Sul.
O comandante da GCM, ainda disse que nos próximos dias irá intensificar a campanha de divulgação da ação dos agentes com distribuição de panfletos pelas ruas da cidade, nas escolas, e nos órgãos de imprensa da cidade.
Ele ainda disse que a parceria com a PM traz grandes benefícios para população e que a confiança depositada pela Polícia Militar do município à corporação da Guarda vem crescendo a cada dia. “O prefeito Ademir disse que com essa nova função dos agentes da Guarda, os munícipes serão beneficiados com um trânsito mais organizado. Além disso, ainda iremos continuar fazendo outros cursos, pois queremos que os guardas se capacitem cada vez mais, para então prestar um serviço de qualidade à população santafessulese”, enfatizou o comandante da Guarda Civil Municipal, Everson Merighi Pinha.