Alunos da Funec levaram atendimento gratuito às pessoas carentes de Urânia
Da Redação
Por meio de uma parceria com a ONG Univida – Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida –, os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física e Odontologia da Funec – Fundação Municipal de Educação e Cultura – participaram no último sábado, dia 25, do Projeto Sim, em Urânia, que teve como objetivo prestar atendimentos gratuitos à população de baixa renda daquele município.
Os alunos também deram orientações de acordo com suas áreas, como a verificação da pressão arterial, teste de glicemia capilar, além de orientações sobre saúde em geral feitas pelos alunos de Enfermagem, avaliação bucal e atendimentos de raspagem e profilaxia, exame para identificar lesões de tecido mole, restaurações traumáticas, exodontia de dentes de leite e extrações, feitas pelos alunos de Odontologia. Foi aplicado também um questionário socioeconômico.
Aproximadamente 200 residências foram visitadas e pelo menos 400 atendimentos realizados. “O trabalho teve um resultado muito positivo. Visitamos as áreas mais carentes e pudemos oferecer tratamento gratuito, melhorando assim, a qualidade de vida daquelas pessoas”, afirmou o coordenador da Univida, padre Eduardo Lima.
“A Univida realiza um trabalho humanitário de grande valia. Poder levar atendimento gratuito às pessoas carentes desperta nos alunos a benevolência e a solidariedade, além de ser um grande ato de cidadania. Ações como essa, mais do que experiência acadêmica, são uma grande lição de vida para nossos alunos”, relatou a diretora pedagógica, a professora doutora Sâmira Ambar Lins.