Cerca de 15 mil pessoas passaram pelo Ferreomodelismo

Publicado em 1/04/2017 00:04

Da Redação

Ferreomodelismo creditoCerca de 15 mil pessoas estiveram presentes na 4ª edição do Encontro de Ferreomodelismo de Santa Fé do Sul, ocorrido nos dias 25 e 26 de abril.
Realizado na antiga Estação Ferroviária, local que atualmente abriga o Museu Histórico e Cultural Honório de Souza Carneiro e o Museu da Saúde, espaço que conta com um riquíssimo acervo de peças históricas do município. O evento superou todas as expectativas dos organizadores.
Os visitantes puderam admirar 14 maquetes com reproduções de trens e estações ferroviárias, com paisagens rurais e urbanas, além de uma exposição de fotografias, que retratou um pouco da história da ferrovia na região, e de alguns carros Off Road, esporte também praticado por alguns moradores da cidade e região. A Orquestra de Violeiros também enriqueceu o evento tocando e cantando a tradicional música raiz.
Para o prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio, que esteve presente na abertura oficial do evento, realizada na manhã do sábado, dia 25, o ferreomodelismo é um hobby que demonstrou um pouco da história, tradição e cultura da cidade. “Estou muito feliz em realizar este evento, que resgata a época do trem em nossa cidade. Eu ainda era pequeno, mas pude andar algumas vezes de trem com o meu pai. Hoje estou revivendo essas boas lembranças”, disse ele.
À noite, houve a apresentação do espetáculo circense Super Tosco, apresentado pelo Grupo Rosa dos Ventos, numa parceria com o Circuito Cultural Paulista.
No domingo, com a formação da lama depois da chuva, os presentes assistiram as manobras radicais feitas pelos amantes dos carros Off Road.
Segundo a secretária Municipal de Cultura, Paula Toppan, o evento não recebeu somente os amantes do ferreomodelismo, mas sim, pessoas que tiveram o primeiro contato com esse tipo de exposição. “Foi um evento que reuniu a família santafessulense. As pessoas ficaram tomadas pela nostalgia dos trens elétricos e pela contemplação das nossas peças históricas”, afirmou Toppan.
No domingo, o prefeito Ademir e o vice Alcir Zaina prestigiaram todas as atrações.
Todos os maquetistas receberam troféu de participação das mãos do prefeito e sua esposa, a primeira-dama Maria Lúcia Maschio; do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Favaleça; da secretária Paula Toppan e do secretário Municipal de Turismo Ruy Reis.
“Participei de todos os encontros de ferreomodelismo de Santa Fé. Posso afirmar que este ano superou as expectativas”, disse o maquetista Dione Rodrigues de Souza, da cidade de Bebedouro.

Última Edição