Vendas de ovos de Páscoa tem queda de 10 % nos supermercados da cidade
Por Vinicius da Costa
O comércio de ovos de Páscoa no Brasil faturou 9,6% a menos na Páscoa deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio, da empresa de consultoria Serasa Experian.
Em Santa Fé do Sul, o resultado não foi diferente. As vésperas de Páscoa, o representante do Supermercados Bom Retiro, Luan Aparecido Fernandes, disse que este ano as venda caíram 10% comparado ao ano passado. “Não só as vendas, mas a compra dos ovos de Páscoa também caíram, ou seja, decidimos comprar este ano poucas quantidades do produto, pois já estávamos esperando que houvesse uma queda, como já vem acontecendo há alguns anos”, disse.
Ao ser questionado sobre os preços desses produtos, ele disse que este ano nenhuma marca decidiu elevar o preço. “Os preços dos ovos de Páscoa estão exatamente iguais ao do ano passado, custando de R$ 15,00 a R$ 80,00, das marcas Lacta e Nestlé. Preferimos não aumentar o preço desses produtos para que eles pudessem ter uma venda rápida e não permanecerem nas gôndolas por muito tempo”, relatou Luan.
Já o gerente do Supermercados Sakashita, Ricardo Endrissi, informou que as vendas também caíram. “Nós, do Supermercados Sakashita, também percebemos uma queda nas venda, porém ainda não realizamos um balancete, mas ainda observamos as gôndolas com muitos produtos”, disse.
Ele também disse que muitas pessoas deixam de adquirir esses produtos industrializados para comprar ovos caseiros. “Penso que muitos compram este tipo de produto de forma artesanal pelo fato de serem mais baratos e com menor preço. Outra questão é que muitas pessoas estão fabricando em casa os ovos de Páscoa”, enfatizou.
Em compensação, a confeiteira Mercedes Prado disse que neste ano as suas vendas aumentaram cerca de 60 %. “Este ano está sendo ótimo para os negócios. Nunca recebi tantos pedidos como agora, mesmo sendo a última semana para a Páscoa, os clientes ainda continuam ligando e dizendo que só pegarão os produtos no dia. Creio que este aumento nas vendas de ovos caseiros tenha ocorrido pelo fato dos produtos terem um custo menor. Outra questão que tenho observado é que muitas donas de casa estão fazendo elas mesmas os seus próprios ovos, pois o valor que elas gastam comprando os ingredientes se torna mais barato”, esclareceu Mercedes Prado.