Nova gestora da Santa Casa de Santa Fé do faz balanço dos 30 primeiros dias de atuação
Por Vinicius da Costa
A OS – Organização Social – Alpha Saúde, com sede em Barueri, realizou na última quarta-feira, dia 3, o balanço do início da gestão na Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul.
O diretor Roberto Alves disse que a empresa está integralmente trabalhando para levantar a Santa Casa local.
“Quando chegamos para administrar a Santa Casa a vimos praticamente na UTI em relação a sua saúde financeira e organizacional, então começamos a realizar um estudo para melhorá-la financeiramente, pois a entidade possui um déficit mensal de R$ 200 mil, e um orçamento médio de R$ 800 mil mensais de receita, e chegando a ter R$ 1 milhão em despesas mensais”, afirmou Roberto.
Já o diretor operacional da OS, Jamis Matos, disse que as primeiras ações desta nova gestão irão garantir o pagamento de uma parcela do décimo terceiro de 2016.
“Hoje existe uma organização mais efetiva no hospital, e, com isso, estamos promovendo melhorias no atendimento e procurando resolver problemas em alguns setores que dão gastos a mais para a entidade. Um exemplo disso são os setores da lavanderia e da cozinha que, juntos, têm um gasto de R$ 55 mil. Estamos realizando um estudo de como vamos readequar esses setores, pois eles são fundamentais para a entidade”, disse.
Jamis afirmou que já está em andamento a solicitação de um empréstimo de R$ 11 milhões que irá liquidar uma dívida de R$ 6,5 milhões que a entidade possui. “A parcela do financiamento será de R$ 50 mil, em 120 meses, e será para saldar esta dívida e outras pendências da Santa Casa. Caso não as sanarmos teremos infelizmente que realizar novas demissões, mas antes disso toda a gestão irá se reunir e efetuar um minucioso levantamento no departamento de recursos humanos, para que, mesmo que haja demissões, ninguém saia prejudicado”, disse.
Ele ainda disse que a OS está disponibilizando uma UTI Móvel para a Santa Casa. “Este veículo será somente para a entidade e será custeado pela OS. Daremos também para o hospital 10 poltronas para soro, cinco camas eletrônicas para a UTI, um aparelho de mamografia, e medicações vindas de São Paulo. Estas doações são para melhorar o atendimento realizado pela entidade. Estamos também conversando com empresários da cidades, e já estamos com algumas parcerias como a Saborita Salgados, dos empresários Antonio e Marli; a Climaster, do empresário Ivair dos Santos; e o empresário Paulo Zuri, que doou um carro zero quilometro para a realização do evento Noite Premiada. Durante o jantar, o automóvel será sorteado para aquelas pessoas que compraram o convite do evento. Com a venda desses convites já arrecadamos cerca de R$ 100 mil que serão repassados para a entidade”, afirmou Jamis.
O médico Luis Cesar Rodrigues, diretor técnico do hospital espera que com essa nova gestão aconteçam as mudanças necessárias para o melhor funcionamento da entidade.