Probióticos e seus benefícios

Publicado em 22/07/2022 00:07

Probióticos são microrganismos vivos (Lactobacillus, Bifidobacterium, Streptococcus) capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo quando administrados em doses apropriadas.
Os principais benefícios dos probióticos são de regular o trânsito intestinal; reduzir o risco de constipação e câncer de cólon; melhorar a digestão; induzir resistência contra patógenos; reforçar mecanismos naturais de defesa; estimular a multiplicação de bactérias benéficas.
As principais fontes de probióticos são os produtos fermentados como iogurtes, kefir, leites fermentados e queijos.
Os derivados do leite são ótimos meios de crescimento para bactérias probióticas, pois contém fatores e substratos indispensáveis para a fermentação, como açúcares e proteína. O que diferencia os produtos são os tipos de microrganismos utilizados na fermentação.
Cuidado com iogurtes e leites fermentados industrializados, leia sempre a lista de ingredientes, porque alguns em sua composição apresentam corantes, aromatizantes artificiais além de excesso de açúcar e consequentemente não são boas opções para consumo frequente.
Vegetais fermentados
Com apenas água, sal e as leveduras selvagens, que são naturalmente presentes no ambiente, as conservas fermentam, criam um ambiente ácido e desenvolvem um meio cheio de microrganismos, os probióticos. Ex: chucrute, rabanete.
Kombucha
Bebida fermentada à base de chá preto ou verde ou branco.
Formulações Farmacêuticas – Suplementação
Em formato de pó, cápsulas e até líquidos são comercializados em farmácias e manipulados. Mas, atenção, não devem ser consumidos sem orientação de um profissional.
Alerta
Importante lembrar que os probióticos de forma isolada não serão responsáveis por tornar uma pessoa mais saudável, ter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e variada, evitando alimentos ultra processados, priorizando os alimentos in natura aliada a bons hábitos de vida (dormir bem, praticar atividade física e cuidar da saúde mental) são fundamentais.

Última Edição