Há mais de um mês em funcionamento, totens de segurança têm auxiliado com excelência a GCM de Santa Fé
Por Bárbara Scholl
Instalados em pontos estratégicos da Estância Turística de Santa Fé do Sul, os totens de segurança vêm agregando com eficiência no trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM).
Os totens de segurança possuem câmeras 24 horas, sendo que o aparelho da área central também conta com autoatendimento, por meio de um botão, que o cidadão liga diretamente para a Guarda Civil Municipal. A central de atendimentos com as imagens das câmeras também está instalada e monitorada no prédio da GCM.
As instalações dos totens iniciaram em março deste ano e na segunda quinzena de maio tiveram inícios aos testes, porém o funcionamento oficial começou no dia 1° de junho, sendo entregues pelo prefeito Evandro Mura e vice-prefeito Fernando Benitez.
Os equipamentos foram instalados na entrada principal da cidade, no campus II do Unifunec, na entrada de Três Fronteiras, na rotatória da Vila Mariana e na área central, na Avenida Navarro de Andrade, entre as praças da Matriz e Salles Filho.
Em entrevista a O Jornal, o comandante da Guarda Civil Municipal, Flávio Soares Rodrigues, disse que os totens têm ajudado de várias formas na segurança da cidade, como na inibição de ocorrências de tráfico e consumo de drogas, repressão às ocorrências de crimes em geral, aumento da segurança no espaço público, intercâmbio de informações, mais integração entre as forças de segurança, sendo a Guarda Civil Municipal, Policia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, além da agilidade do atendimento de ocorrências, segurança permanente, envio de alertas de perigo em tempo real e imediato, amparo em investigações, de crimes ou de ocorrências de trânsito.
De acordo com ele, neste pequeno prazo de funcionamento dos equipamentos já foram registrados alguns casos, como o acidente na rua 14, esquina com a rua 17, onde um veículo colidiu em uma motocicleta e evadiu-se do local. A vítima sofreu vários ferimentos, e, com solicitação da Polícia Civil, através dos totens, foi identificado o condutor. Outro caso foi um acidente entre dois veículos em que um deles evadiu-se deixando danos materiais, e que também foi identificado. “Nós tivemos também na madrugada do último domingo (17) uma solicitação através do botão de pânico do totem da área central mostrando que ocorrera um acidente no cruzamento das avenidas envolvendo uma bicicleta e um carro e o ciclista sofreu ferimentos e ficou sobre o teto do veículo, dentre outros fatos a serem apurados pela Polícia Civil”.
Segundo o comandante, neste pequeno período de 50 dias, as autoridades já receberam várias solicitações de imagens junto às outras forças de segurança, algumas já resolvidas outras sendo apuradas, sem falar de outros tipos de ocorrências que deixaram de acontecer nas áreas monitoradas devido as orientações passadas em tempo real.
Questionado se há a intenção de instalar mais totens na cidade, Flávio disse que sim. “Há a intensão de instalarmos outros equipamentos. Estamos fazendo estudos para o ano que vem e, se for constato que realmente existe a necessidade de novos totens, faremos um estudo para decidir os locais estratégicos”.
“A Guarda Civil Municipal agradece ao Governo Municipal, através do prefeito Evandro Mura e do vice Fernando Benitez, por entender a necessidade de investimentos na segurança pública. Eles têm feito um trabalho diferenciado em nosso município, exemplo esse que é os totens, que têm colaborado de forma eficaz não só na prevenção de crimes, mas também na identificação de infratores e criminosos”, concluiu Flávio Soares Rodrigues.