Flavonoides e gordura corporal
As principais fontes alimentares de flavonoides são: cacau, café, cebola, maçã, uva, vinho tinto e os chás. As uvas são consideradas uma das maiores fontes destes compostos quando comparadas a outras frutas e vegetais.
Flavonoides, também conhecidos como flavan-3-ols, são associados a benefícios à saúde. Estudos anteriores sugerem que os alimentos ricos em flavonoides têm um potencial significativo no gerenciamento da saúde cardiovascular, melhorando os níveis de colesterol e aumentando a tolerância à glicose.
Usando camundongos, cientistas japoneses investigaram a relação entre a ingestão dietética de flavonoides e o metabolismo da gordura. Os resultados da pesquisa revelam novas pistas que podem um dia se tornar tratamentos benéficos para doenças cardiovasculares e relacionadas à obesidade.
Vários estudos demonstram que o consumo de alimentos ricos em flavonoides confere propriedades antioxidantes, anticancerígenas, cardio-preventivas, antimicrobianas, antivirais e neuro-protetoras. Neste novo estudo, os pesquisadores concluíram que a administração oral de flavonoides ativou o sistema nervoso simpático e foi associada ao escurecimento da gordura. Surpreendentemente, eles também descobriram que o efeito dos flavonoides foi mostrado não apenas na gordura subcutânea, mas também na gordura visceral.
Essa descoberta é importante porque o excesso de gordura visceral aumenta o risco de desenvolver obesidade.