Saiba quais são as sequelas da Covid e o que fazer depois de pegar a doença

Publicado em 26/08/2022 00:08

Os efeitos da Covid-19 não se limitam aos sintomas que aparecem enquanto se está doente. Mesmo depois de dois anos de pandemia, especialistas ainda estão em busca de respostas sobre quais são as sequelas da Covid e como combatê-las.
Que sintomas podem aparecer no pós-Covid?
Ficar doente já não é agradável, ainda mais com uma perspectiva de sequelas de uma doença nova. Mesmo com a cura e a eliminação do vírus do organismo, muitas pessoas manifestam sintomas que se relacionam com a passagem do coronavírus pelo corpo. Os principais são: ansiedade; depressão; dificuldades para se lembrar dos acontecimentos, para raciocinar e até para se comunicar; dor de cabeça — existe a possibilidade da dor de cabeça se tornar uma enxaqueca, ou seja, um caso crônico; dores musculares; dor no peito; fadiga; falta de ar; palpitações; perda de paladar e olfato; tontura; trombose; queda de cabelo.
Para termos uma ideia de quão incômodos esses sinais são, até 17% das pessoas que foram internadas pela doença precisaram ser hospitalizadas novamente devido à reincidência dos sintomas relatados acima. Alguns deles podem passar em poucas semanas, como a perda de paladar e olfato, mas, caso persistam, é recomendado procurar ajuda médica.
Quais são as sequelas da Covid-19?
Um dos sinais mais temidos da doença é a falta de ar. Acredite: ela pode continuar depois que os outros sintomas forem embora. Isso acontece porque os pulmões são uma das áreas mais afetadas pelo vírus e, uma vez que ele é derrotado, aparecem fibroses — como são chamadas as cicatrizes. As fibroses são responsáveis por dificultar a respiração, trazendo a sensação de fadiga e cansaço. Outra sequela que comumente surge é a dor muscular. Ela começa quando, ainda doente, o paciente sofre uma perda na região dos músculos, o que afeta sua mobilidade e aumenta as chances de trombose. Órgãos como coração, cérebro e rins também sofrem as consequências da infecção pelo vírus causando enfarte, AVC, cefaleia, perda de memória e insuficiência renal.
Acompanhamento médico
Se você conviveu com a doença e notou que os sintomas persistiram (ou surgiram novos), o ideal é marcar uma consulta com um médico. Com base no seu relato, o profissional vai pedir exames para mensurar o impacto da Covid-19 ou descartar a relação entre o que você está sentindo com o pós-Covid.

Última Edição