Um toque japonês no Bicentenário da Independência do Brasil

Publicado em 9/09/2022 00:09

Seis entidades mais representativas da comunidade nipo-brasileira realizaram, no dia 4 de setembro, um desfile cívico-cultural no bairro da Liberdade, em São Paulo, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.
O evento aconteceu na Avenida da Liberdade, com desfile de setores das Forças Armadas, atrações culturais e artísticas japonesas, numa harmoniosa sinergia simbolizando os laços Brasil-Japão.
A parte cultural do Japão foi representada em três blocos na Avenida da Liberdade com a presença dos grupos de taikô (tambores tradicionais japoneses), das danças tradicionais e modernas a cargo dos grupos folclóricos e das demonstrações de esportes (taissô, karatê e kendô).
A grande parada também teve trios elétricos com animação dos consagrados cantores nikkeis: Diogo Miyahara, Joe Hirata, Pamela Yuri, Karen Ito e Sérgio Tanigawa, interpretando canções que simbolizam a amizade Brasil-Japão.
O presidente da comissão organizadora, Carlos Kendi Fukuhara, declarou: “Foi uma grande e grata surpresa ter tantas pessoas envolvidas, resultando em uma força de trabalho e união. São grupos de voluntários, pessoas e entidades, além dos órgãos governamentais da área federal, estadual e municipal que foram mobilizados para o evento. Para o grande público, garantimos um dia muito especial. Neste Bicentenário da Independência, nós – filhos e descendentes de japoneses – mostramos nossa gratidão a um país que acolheu os japoneses de forma harmoniosa. Não apenas com palavras, mas com atitudes. Hoje resgatamos essa valorização desta nação que possibilitou aos imigrantes a concretização de sonhos”.

Última Edição