Secretaria de Saúde de Santa Fé realiza mutirão de cirurgias eletivas e pretende zerar fila de espera
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com o governo Estadual, vem realizando um mutirão de cirurgias eletivas, aquelas consideradas menos graves, para suprir a demanda acumulada desde 2020, no início da pandemia da Covid-19.
Pacientes de cidades da microrregião que aguardavam cirurgias desde 2020 estão realizando procedimentos eletivos que foram suspensos durante a pandemia.
Naquela época, os hospitais tinham como prioridade utilizar seus leitos para o atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19 e, ao longo destes dois anos, acumulou a demanda em todo o Brasil e em Santa Fé não foi diferente.
De acordo com o diretor Administrativo da Santa Casa de Misericórdia, Adilson Ramin, as demandas ficaram reprimidas, tanto na Santa Casa, quanto no AME e nas secretarias de Saúde dos municípios e agora o intuito é zerar essa fila.
“O mutirão teve início em junho e se estenderá até o dia 31 de outubro. Até lá a equipe da saúde está entrando em contato com esses pacientes da fila de espera para agendar um atendimento médico no ambulatório da Santa Casa, onde o paciente passa por avaliação médica, realiza exames pré-operatórios e, por fim, a cirurgia”, explicou Adilson.
Entre os meses de junho e agosto, já foram realizadas em Santa Fé do Sul 74 cirurgias eletivas, sendo elas de hérnia unilateral, hérnia umbilical, fístula, colecistectomia, laqueadura e histerectomia, em pacientes dos municípios de Santa Fé, Santa Rita D’Oeste, Santa Clara D’Oeste, Rubineia, Três Fronteiras e Nova Canaã Paulista.
“Nosso intuito é zerar a fila de espera para as cirurgias eletivas do nosso município e de cidades da região, ou pelo menos reduzir consideravelmente esse número de espera. Pacientes que tiveram suas cirurgias canceladas por conta da pandemia, agora estão sendo reagendados e dentro desses meses pretendemos atender toda a demanda”, destacou a secretária de Saúde, Rosana Vassoler.