Fundo Social, Cultura e Turismo e Unifunec realizam Ação Cultural Outubro Rosa no Lar Madre Paulina
Da Redação
Na tarde da última segunda-feira (24), as internas do Lar Madre Paulina participaram da Ação Cultural Outubro Rosa, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e Unifunec. A ação teve como finalidade alertar as mulheres do Lar sobre a prevenção do câncer de mama.
A primeira parte da ação foi realizada pela coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Taise Jordão, que, por meio de um bate-papo, explicou sobre a importância do autoexame de mama, além de esclarecer diversas dúvidas relacionadas à saúde. “O diagnóstico precoce do câncer de mama permite um tratamento menos agressivo e aumenta as chances de cura. Muitos casos são descobertos pelas próprias mulheres, por isso é fundamental saber como fazer o autoexame de mama e transformar esse cuidado em um hábito na sua vida”, destacou Taise.
Em seguida as internas se descontraíram com a apresentação musical da artista Laine Carvalho, que, com seu violão, tocou composições de Legião Urbana, Toquinho, entre outros autores, animando a tarde no Lar Madre Paulina.
No encerramento da ação, o secretário de Cultura e Turismo, Márcio Adalto, juntamente com sua equipe, realizou a entrega de mimos simbólicos, uma caneta personalizada, representando a possibilidade de escreverem uma nova história de suas vidas e um bombom, para que essa nova história seja doce. “A cultura também serve para transformar vidas. Esse foi o intuito dessa ação, ajudar na transformação dessas vidas por meio da prevenção contra o câncer de mama. Que possamos ser agentes transformadores e que cada mulher possa escrever essa doce nova história de sua vida”, finalizou Márcio Adalto.