Adacyr Ferreira, 90
Completar 90 anos é um privilégio para poucos e por isso o nosso herói de hoje é especial. Amigo e companheiro de longa data, Adacyr Ferreira, filho de D. Vitória Zangando e de Amadeu Ferreira, nasceu em 12 de novembro de 1932 na Vila Ventura, distrito de Ibirá. Naquele dia, o seu pai subiu no primeiro caminhão que levava frango e ovo para Uchoa e, chegando lá, registrou o filho. Dos irmãos Alcebíades e Adhemar e das irmãs Anita e Angela, ele é o terceiro do casal. Formado cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, em 1954, clinicou na cidade de Ibirá por quatro anos. Em 1958 entrou na política local e se elegeu vice-prefeito da cidade.
Contrariado com a situação, em dezembro de 1959 chegou a Santa Fé do Sul com a sua esposa Nilda Galbiatti. Novo na cidade, foi assistir a uma partida de futebol no campo que ficava em frente do Tênis Clube. O terreno tinha um declive tão acentuado que o time que atacava na descida era favorecido por este fato. O jogo era entre o Santa Fé F.C. e o Clube Atlético Jalesense. Como o árbitro oficial faltou, o nosso herói se comprometeu a apitar o jogo. O Dr. Juiz estava apitando bem quando o time da casa fez um gol. Sem bandeirinha para auxiliá-lo, marcou impedimento do centroavante, anulando o tento. A torcida invadiu o campo xingando o juiz que, no dia seguinte, ficou conhecido na cidade como Dr. Dentista até pelo prefeito.
Em 1961, Adacyr decidiu ser professor e lecionou Ciências para o ginasial no Iepim. Durante a sua trajetória como educador idealizou as Feiras de Ciências, a biblioteca e o museu. Foi professor nas disciplinas de Higiene e Saúde e Socorros de Urgência na Funec, além de ministrar inúmeras palestras sobre educação e saúde. Na área social é membro da Maçonaria, pelo Rotary Club fundou o Interact Club; foi presidente do CRA e sócio do Santa Fé Tênis Clube. No esporte, foi um dos fundadores do Torneio Pitarão de Futebol, integrante do time de doutores da cidade e racheiro inveterado do Tênis Clube. Pelo seu formidável currículo, recebeu o título de Cidadão Santafessulense em 2007.
Sua vida está repleta de lindas histórias para contar. A sua querida Nilda, os seus irmãos, os seus cunhados, os seus sobrinhos, os filhos Amadeu, a saudosa Sandrinha e Celso, os netos Kayubi Tie e Kauê, as netas Yaci Ara, Isadora, Laura e Geovana e o bisneto Francisco sentem grande orgulho de você e para todos, incluindo os amigos Aureliano, Ortogamis, Vasco e Watanabe, você é um exemplo e uma inspiração. Que Deus lhe conceda muitos mais anos de vida sempre com muita felicidade, saúde e paz. Parabéns!