SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA CAMPANHA FIQUE SABENDO E REFORÇA A LUTA DO COMBATE A AIDS
Dezembro é mês de reforçar a luta do combate a Aids. Instituído 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, diversas ações são realizadas para sensibilizar e conscientizar a população sobre a doença, incentivar a realização do teste rápido, além de orientar sobre prevenção e cuidados necessários quando o indivíduo for portador do vírus.
Assim, a Secretaria da Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul realizou desde o dia 1º ações com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) itinerante, lançando a Campanha Fique Sabendo, para que as pessoas pudessem fazer os testes rápidos de HIV, Sífilis e ISTs.
A campanha Fique Sabendo aconteceu, em parceria com o Unifunec, em pontos estratégicos com o CTA itinerante, como na Praça Salles Filho e no AME, além do SAE/CTA físico, na rua 7, n° 585.
O principal objetivo da campanha é estimular a população a realizar o teste de HIV e Sífilis, principalmente quem tem a vida sexual ativa e nunca realizou esses testes. O indivíduo portador da doença requer tratamentos para melhorar sua qualidade de vida e para ter consciência de seu status sorológico e ter um diagnóstico precoce, por isso a importância das campanhas.
Também como parte da campanha, a secretária Municipal de Saúde, Rosana Vassoler, participou em São Paulo, na USP, de um evento realizado pelo Programa Estadual de IST/Aids, com o tema “Menos Discriminação e Mais Respeito”, no intuito de sensibilizar e orientar as pessoas, visto que o portador do vírus HIV ainda sofre muitos preconceitos no convívio social.
“A discriminação com a pessoa portadora do vírus HIV ainda é muito grande, por isso esse foi o tema da campanha deste ano. É importante sensibilizar as pessoas e conscientizá-las, o preconceito vem da desinformação. Lembrando que os testes rápidos são feitos ao longo do ano, não só durante a campanha. Basta procurar uma Estratégia de Saúde da Família ou o SAE/CTA”, explicou Rosana Vassoler.