Como aumentar a vida útil da bateria do notebook

Publicado em 14/03/2014 22:03

Os usuários que optaram por notebooks, devido à portabilidade, sabem muito bem quanto é importante uma boa bateria. O que muitas pessoas não sabem é que elas se deterioram com o tempo, usando-as ou não.
Após sair da fábrica, as baterias começam a sofrer desgastes comuns. Só não é aconselhável deixa-las que fiquem por muito tempo paradas, pois isso não trará nenhum beneficio, muito pelo contrário.
Além do envelhecimento natural, as baterias de notebook possuem um número de ciclos de carga; após esse período, a perca é inevitável.
As pessoas têm muita dúvida se devem tirar o carregador da tomada quando a bateria do notebook carregar por completo. A verdade é uma só, o método está errado, pois toda bateria possui vida útil limitada, e mantê-la desconectada fará com que os ciclos se tornem cada vez mais obsoletos.
Se a bateria estiver com 50% de carga, posso fazer uma nova recarga?
Nos dias atuais, as baterias de íons de lítio não possuem o efeito memória, termo muito comum nas antigas baterias, que necessitavam ser totalmente descarregada antes de iniciar uma nova recarga e manter a bateria em seu notebook poderá lhe salvar, caso houver queda drástica na corrente elétrica.
Outra dica importantíssima é não deixar que a bateria descarregue por completo. Um exemplo disso é quando usamos o notebook e o guardamos descarregado. A reação acontece da seguinte forma: seu notebook deu o alerta para carregar, você não carrega, e isso causa o desligamento do mesmo, e, por qualquer motivo, você acaba guardando seu notebook. Nesse momento a bateria ainda tem em seu interior uma pequena carga, e, se você deixar a bateria descarregada e guardá-la por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento será perdida, e isso poderá acarretar em mal funcionamento posteriormente, e, em alguns casos, em até a inutilização da mesma.

Última Edição