Santa Fé do Sul é pioneira e referência em atendimento por telemedicina
Da Redação
Implantado em junho de 2022, o primeiro Posto Avançado de Telemedicina do HB de Rio Preto na Estância Turística de Santa Fé do Sul tem tido muitos resultados positivos e se tornado referência nesse tipo de atendimento à distância, através de uma parceria entre a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme).
Diante dos bons resultados, a diretora de Saúde, Priscila Mello, foi convidada para participar de um encontro, no Anfiteatro Mezzanino do Hospital de Base de Rio Preto, na última sexta-feira (20), para apresentar o balanço geral, os benefícios e resultados do trabalho efetivo realizado no Posto de Telemedicina de Santa Fé do Sul.
Na ocasião, na presença do diretor executivo da Funfarme, Jorge Fares, a diretora Priscila falou sobre o êxito do Posto Avançado de Telemedicina em Santa Fé, que foi escolhida como cidade piloto para o atendimento de tele saúde.
Representantes de 13 municípios da região foram convidados para o encontro para conhecer a nova modalidade e, em parceria com o município de Santa Fé, trazer seus pacientes para serem atendidos pelo Posto Avançado.
A modalidade proporciona atendimento médico de qualidade e humanizado, além de economias financeiras para o município, que passa a economizar com as viagens para transportar os pacientes até outras cidades.
Em se tratando do município de Santa Fé, a população foi muito beneficiada, pois agora os pacientes podem fazer a consulta online para saber resultados de exames, fazer consultas simples de retorno, tirar dúvidas ou acompanhamento de tratamentos, sendo necessário o transporte até São José do Rio Preto somente em casos de realização de exames específicos.
“Foi uma experiência muito enriquecedora, ou seja, transmitir para todos o quanto está sendo benéfico o Posto Avançado de Telemedicina em Santa Fé. Além de poder ampliar os atendimentos, o paciente tem a comodidade de passar pela consulta sem precisar sair da cidade, sem o transtorno das viagens. Só temos a agradecer essa parceria entre a Prefeitura de Santa Fé do Sul e a Funfarme por ter escolhido Santa Fé para ser o município pioneiro desse avanço”, destacou a diretora Priscila Mello.