VIVA AS ARARAS
No Facebook lancei a ideia de plantação de árvores frutíferas para as araras e listei algumas espécies como baru, sete copas, entre outras, alertando para o problema da superpopulação e, possivelmente, fome.
Não tenho nada de definitivo sobre o tema e também nada contra as araras. Pelo contrário, apenas preocupação. Amo as araras.
Tanto é verdade que eu e minha mulher fizemos no Espaço do Artesanato um comedouro para ajudar na alimentação, porquanto temos visto o aumento da espécie.
Gosto tanto que sugeri ao ex-prefeito Ademir e ao vice Alcir a construção de um monumento em sua homenagem. E foi construído e está na Praça Stélio Machado Loureiro.
Nossa região – e começou em Três Fronteiras – passou a plantar árvores frutíferas nas vicinais para a alimentação de pássaros e que virou atração turística para os que nos visitam e adoram as mangas produzidas.
Registrei minha preocupação e aqui trago a advertência de estudiosos para o problema da densidade populacional, para reflexão e penso que o Poder Público pode discutir o tema e fazer uma política pública nesse sentido, ou seja, de plantação de árvores frutíferas próprias para a alimentação das araras.
Deixo aqui, em resumo, a transcrição pela visão dos estudiosos, como contribuição para o debate do tema:
• Na natureza, o crescimento e o tamanho de uma população são limitados por muitos fatores. Alguns deles são dependentes da densidade, enquanto outros são independentes da densidade.
• Os fatores dependentes da densidade causam uma mudança — normalmente, a queda — no crescimento per capita de uma população com o aumento da densidade populacional. Um exemplo é a competição por comida limitada entre os membros de uma população. Os fatores independentes da densidade influenciam a taxa de crescimento per capita de uma população independente da densidade populacional. Alguns exemplos incluem catástrofes naturais como incêndios florestais.
• Fatores limitantes de diferentes tipos podem interagir em maneiras complexas para produzir diferentes padrões de crescimento populacional. Algumas populações apresentam oscilações cíclicas, na qual o tamanho da população muda previsivelmente em um ciclo. (KHAN ACADEMY, [s.d], online).
Segurança alimentar é problema para a raça humana e hoje os Yanomanis são exemplos dessa preocupação e o descaso do governo anterior com a vida do ser humano. Penso que segurança alimentar deve ser uma preocupação de todos e a segurança alimentar também deve estende aos animais e as aves.
Viva as araras. Viva a vida.