Glória Maria

Publicado em 17/02/2023 00:02

A nossa heroína de hoje é Glória Maria Matta da Silva, jornalista, repórter e apresentadora de televisão brasileira. Ícone do jornalismo brasileiro, foi a primeira repórter a realizar matérias ao vivo e a cores na televisão no Brasil. Carioca da Vila Isabel, de Noel Rosa, faria 74 anos dia 15 de agosto próximo.
Ao longo de cinco décadas de carreira, Glória Maria mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos.
Na TV Globo desde 1970, passou ainda por Bom Dia Rio, RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e Globo Repórter, último programa do qual fez parte.
Durante uma entrevista a Joyce Pascowitch em 2020, a jornalista teceu críticas ao politicamente correto pelo fato de, hoje em dia, ‘tudo ser racismo e preconceito’.
Glória Maria declarou: “Eu, até hoje, na TV, tenho meus câmeras antigos, os técnicos que estão comigo há 40 anos, todos me chamam de “neguinha”. Eu nunca me ofendi, nunca me senti discriminada. Me chamavam de uma maneira amorosa, carinhosa.”
A jornalista observou que o mundo “está chato”. Que durante todos esses anos na televisão foi paquerada muitas vezes, mas nunca se sentiu assediada moralmente.
Disse que “o assédio moral é uma coisa clara, não tem dubiedade. Não tem como você interpretar. O assédio é uma coisa que te fere, é grosseiro, te machuca, te incomoda, te desmoraliza.”
Glória Maria afirmou que a paquera é muito diferente do que se prega hoje em dia. “Eu estou cansada desse negócio”, desabafou. “Os homens estão com medo. Eu quero ser paquerada ainda, gente, estou viva. Mas existe uma cultura hoje que ‘não pode’, e nós mulheres sabemos bem fazer a diferença de uma paquera para o assédio, um abuso sexual.”
Glória Maria, nunca revelou a sua verdadeira idade. A apresentadora do Globo Repórter chegou a dizer que nem quando morresse gostaria que a informação fosse revelada. “Nem no Jornal Nacional”, brincou. Ela ainda prometeu “puxar a perna” de quem revelasse seus anos de existência em seu obituário.
Depois desta “coruna” estou muito preocupado em levar um puxão na perna nesta noite…

Última Edição