Presidente do Unifunec, Fernando Benitez, fala das conquistas nestes dois anos frente à instituição
Por Lelo Sampaio e Silva
Presidir uma instituição do porte do Unifunec indubitavelmente não é uma tarefa fácil. É preciso ter visão sistêmica e ser capaz de gerir não só as questões do dia-a-dia, mas também os processos humanos.
Cabe também a ele solucionar os problemas ocasionais, eliminar os gargalos que atravancam a produtividade e desenvolver estratégias que alavanquem o bom andamento de seu trabalho.
Os desafios postos a ele são inúmeros e aumentam à medida que a competitividade do mercado se acirra. Por isso, é importante se preparar para as mudanças no ramo e manter o desempenho acima da média, levando o trabalho para mais perto do sucesso.
Talvez a melhor forma de se adaptar às mudanças do mercado seja conhecer as exigências do ramo e traçar planejamentos para gerenciar a instituição. Uma empresa que quer se manter atual deve saber lidar com as novas realidades e adotar novos posicionamentos.
Desta feita, um gestor moderno deve manter sua equipe atualizada e colocar a empresa em evidência.
E é exatamente isso que o presidente do Unifunec, Fernando Camargo Benitez, tem feito com grande maestria.
A O Jornal, Fernando Benitez, que assumiu a presidência do Unifunec em 1º de janeiro de 2021, explicou que logo de início foi necessário fazer uma redução dos cargos exclusivamente comissionados e, assim, reduzir os custeios da instituição, diminuindo também a folha de pagamento.
Essa somatória reduziu o valor de 1 milhão de reais por ano, totalizando 4 milhões durante a sua gestão como presidente do Unifunec, entre 2021 – 2024. Os cargos comissionados foram reduzidos em cerca de 60%.
Posteriormente, no organograma da instituição, 28 cargos de comissão foram extintos através de lei municipal, aprovada pela Câmara no ano de 2021.
“Gostaria de frisar sobre o curso de Medicina que, quando assumi, tinha sido implantado e aí que vem o xis da questão, ou seja, a consolidação do mesmo e o seu reconhecimento. O curso chegou para a instituição e a partir daí precisou de todo um trabalho de restruturação, com a compra de importantes equipamentos, capacitação dos professores, credibilidade, reconhecimento dos alunos, não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Um trabalho que vem sendo desenvolvido para que o curso de Medicina seja de excelência”, pontuou ele.
Ele destaca que imaginava que encontraria alguns contratempos a serem resolvidos, tanto que foi um compromisso assumido em campanha eleitoral a redução dos cargos exclusivos em comissão e a redução do custeio de uma forma geral da máquina pública. E foi a partir dessa redução que foram traçados metas e planejamentos para o Unifunec que, alias, estão sendo muito bem executadas.
O presidente da instituição falou também sobre as principais conquistas nestes pouco mais de dois anos de sua gestão. “Iniciando o terceiro ano como presidente desta grande instituição, que é o Unifunec, tivemos muitas conquistas. Graças ao comprometimento e ao trabalho de toda a equipe, inauguramos os espaços de Ensino e Pesquisa 1 e 2 na Santa Casa de Misericórdia; os ambulatórios de Pediatria e Clínico Geral; a reforma e modernização dos três campi da instituição; a reforma e modernização do Laboratório de Radiologia; a reforma e revitalização do Campo de Bocha e Malha; o pagamento de R$3,5 milhões de aporte ao Fundo de Previdência Municipal; a aquisição de aparelho Raio-X panorâmico digital para a Clínica de Odontologia; uniformes para todos os servidores municipais. Firmamos também uma importante parceria entre o Unifunec e a Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, visando a prática dos acadêmicos do curso de Medicina: um novo campo para aulas práticas, e, a partir do 5º ano; o internato; a valorização do servidor público municipal que sempre será o nosso principal compromisso; reposição salarial todos os anos e no último mês de janeiro o valor de R$ 500 reais de ticket no holerite de todos os funcionários municipais”, explicou Benitez.
É inegável que nestes dois anos o Unifunec se projetou ainda mais em nível nacional. Hoje o Unifunec é referência entre os centros universitários de todo o Estado de São Paulo. Além da consolidação da qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos aos acadêmicos, o Unifunec tem modernas instalações, professores altamente capacitados com expertise de mercado, com títulos de mestres e doutores, e um excelente custo benefício, pois as mensalidades têm preços acessíveis. “Não podemos nos esquecer do grande e importante papel social que o Unifunec possui junto aos professores e os acadêmicos que prestam à sociedade santafessulense e toda a região atendimentos gratuitos, pautados na ética e na humanização. Somente no ano de 2022 foram mais de 30 mil atendimentos gratuitos, entre as clínicas médicas, de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem e atendimentos jurídicos. Com todos esses avanços e serviços ofertados a população santafessulense e região, em diversas áreas, o Centro Universitário de Santa Fé do Sul se consolida como uma instituição de ensino superior de excelência”, destacou o presidente.
Ele explica que neste período houve um aumento considerável de novos alunos e isso se deve ao fato da instituição fazer o uso do marketing profissional por meio de uma agência publicitária, gerando, assim, esse salto positivo, além das suas redes sociais sempre atualizadas com as diversas atividades que realiza, bem como com sua infraestrutura, o que possibilita a divulgação da instituição e faz com que os futuros alunos possam conhecer, ainda que a distância, o funcionamento dos cursos.
“Temos também a visita nos campi do Unifunec monitorada pela equipe do setor do vestibular que pode ser agendada via telefone 17-3641-9000. E, como incentivos aos acadêmicos, são oferecidos diversos apoios financeiros que facilitam o estudo, tais como o Bolsa Social, com descontos de 5 a 50%; convênio com as prefeituras da região e a local; o Pibic, que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica; o Pibid, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; o Bolsa de Trabalho, entre outros”, disse.
Sem dúvida alguma o Unifunec contribui constantemente para o desenvolvimento de Santa Fé do Sul, haja vista ser uma das principais fontes de desenvolvimento e crescimento do município, movimentando fortemente a economia local, uma vez que os acadêmicos escolhem Santa Fé do Sul como sua moradia e consomem no no município, além de desempenhar sua responsabilidade social por meio dos serviços gratuitos oferecidos à população santafessulense e da região.
Oferece os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. E os técnicos em Auxiliar e Técnico em Enfermagem e Prótese Dentária.
Sua equipe direta é formada pelo reitor da instituição, professor doutor Guilherme Hiroshi Yamanari; pelo pró-reitor de graduação, o professor doutor Max Douglas Faria; pelo pró-reitor de pós-graduação, o professor doutor Sandro Alves Correia; e pelo diretor executivo, Givan Miranda.
Fernando Benitez, além de ser também o atual vice-prefeito, e educador financeiro e palestrante; é formado em Compliance e Insper; pós-graduado em Docência do Ensino Superior; graduado em Direito, em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública; serviu a Polícia Militar Paulista por 21 anos, encerrando sua carreira no posto de Capitão; atuou como professor de Direito Penal e Direito Processual Penal, no curso de Formação de Soldados e no curso de Atualização Profissional da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por me dar saúde e disposição para seguir neste trabalho árduo, sempre pautado no caráter e ética. Não posso deixar de agradecer ao meu grande amigo e parceiro do dia-a-dia, o prefeito Evandro Mura, por ter confiado no meu trabalho e ressaltar a nossa parceria firmada sempre em busca do melhor para a querida população santafessulense e fico imensamente feliz em poder mostrar aqui um pouco sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no Unifunec, essa grande instituição de ensino superior”, finalizou o presidente do Unifunec, Fernando Benitez.