Santa Fé Folia atrai público de 35 mil nas três noites de Carnaval em Santa Fé do Sul
Da Redação
O Carnaval é uma festa de alegria e diversão, um dos feriados prolongados mais esperados pelas pessoas, para viajar e curtir as noites de festa, e a Estância Turística de Santa Fé do Sul fez por merecer e trouxe o maior Carnaval gratuito da região Noroeste Paulista, atraindo um público de cerca de 35 mil pessoas, com foliões de diversas cidades e estados que escolheram o Santa Fé Folia para curtir o Carnaval, de 18 a 20 de fevereiro.
A Praça Salles Filho foi o palco principal da festa, com uma infraestrutura diferenciada, proporcionando um ambiente seguro e coberto para que o público pudesse curtir os shows tranquilamente.
A grande estrutura e uma grade de shows de tirar o fôlego foram os principais atrativos para garantir um público de 35 mil pessoas no Santa Fé Folia 2023, especialmente na segunda noite, no domingo (19), com o show do Bonde do Tigrão, grupo que é sucesso desde os anos 90 e atraiu um público de cerca de 15 mil pessoas, que dançaram e cantaram todas as músicas num só coro.
Foliões de diversas cidades vieram até Santa Fé prestigiar o show, como a influenciadora e farmacêutica Fernanda Camacho, que veio de Jales. “Gosto muito de Santa Fé e fiquei super animada com a grade de shows. Convidei todos os amigos e fiz suspense nas minhas redes sociais com o look escolhido especialmente para esse show do Bonde do Tigrão e realmente a festa está linda e o show foi incrível. Estão todos de parabéns”, destacou.
O Santa Fé Folia também trouxe para Santa Fé do Sul nas três noites os shows das duplas Pedro Paulo & Alex (PPA) e Ze Vitor & Matheus, o projeto Open Farra, o cantor Jefferson Moraes e os DJs Mencaroni e Fernnades, além dos personagens infantis Hulk, Minnie e Pateta na tarde da matinê no domingo (20).
Uma máquina de espuma, instalada no cruzamento das Avenidas Conselheiro Antonio Prado e Navarro de Andrade, também fez a alegria da criançada, que se divertiu com muita espuma e diversão.
A segurança do evento também foi reforçada. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Flávio Soares Rodrigues, além dos guardas municipais, policiais militares, seguranças particulares e os totens de monitoramento, foram instaladas 12 novas câmeras em locais estratégicos nas praças da Matriz e Salles Filho.
Segundo o capitão PM Marco Antonio da Silva Martins, comandante da 4 Cia – Santa Fé do Sul, as três noites de festa foram bastante tranquilas, não houve intervenções da Polícia Militar e nem solicitações, nem mesmo furto de celulares foram registrados no evento.
Durante a festa, a Secretaria Municipal da Saúde também realizou diversas ações de prevenção e conscientização sobre os cuidados no combate à disseminação do vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, distribuindo panfletos informativos e aproximadamente 12 mil preservativos tanto nas ESFs do município, quanto em pontos estratégicos na Praça Salles Filhos e também para os foliões ao longo da festa.
A equipe do Controle de Vetores, da Saúde Municipal, também esteve presente orientando o público presente sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças.
O Santa Fé Folia ainda recebeu, pela primeira vez, a Carreta de Chopp da Império (em parceria com a entidade Orvalho de Luz, que teve a concessão para explorar os pontos de bebidas), com vários ambientes, espaço com mesas e bistrôs e uma vista privilegiada da praça e do palco, uma super novidade para os foliões.
Toda a festa foi realizada pela Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com Câmara Municipal de Vereadores, Unifunec, Saae Ambiental e Associação Comercial e Empresarial e Sincomércio, além da comissão organizadora, Guarda Municipal, Polícia Militar e demais parceiros do setor privado. Ainda teve a presença da Rádio Dinâmica em um quiosque montado na praça, cobrindo todo o evento com transmissão ao vivo.
“Depois de anos sem ter carnaval, o público esperava uma grande festa e acho que conseguimos entregar. Foi uma festa de alto nível e de portões abertos. Uma grade de shows diversificada para agradar a todos, um ambiente familiar de muita diversão e alegria. Estamos muito felizes e satisfeitos com a repercussão do Santa Fé Folia e com o resultado positivo dessa festa, que foi realizada com muito carinho para a nossa população e para todos os turistas e visitantes que vieram nos prestigiar”, concluiu o prefeito Evandro Mura.
O Santa Fé Folia ainda foi responsável por uma grande movimentação no comércio, nas orlas, e automaticamente fomentando a economia local e o turismo, com lotação máxima nos hotéis, ranchos, pousadas, além das vendas no comércio em todos os setores, desde alimentício a vestuário, confirmando a estimativa da Associação Comercial”, afirmou o empresário e proprietário do Hotel Santa Fé, Ricardo Rahal. Confira a cobertura completa nas páginas A6 e A7.