Pedro Buratti
O nosso herói de hoje, Pedro Buratti de Oliveira, cidadão santafessulense, nos deixou no alto dos seus 104 anos de vida bem vividos. Filho de D. Vicenta e do Sr. Jesuíno, nasceu em Olímpia-SP, aos 28 de agosto de 1918. Foi morador durante 50 anos no município, onde fez parte da história da cidade pela sua participação ativa no progresso da nossa Estância. Ele foi casado com a saudosa D. Braulia, com quem teve dois filhos, Luis Carlos e Valter Pereira. Posteriormente se casou com a saudosa D. Joana, com quem teve o filho Eudênis.
Pedro Buratti foi da roça, um agricultor que, ao longo de sua vida, plantou milho, algodão, laranja e café, além de ter sido criador de gado de leite e de corte.
Nos anos 40 veio de trem Maria Fumaça e desembarcou na cidade de Santa Salete. Depois fez o caminho a pé até Aparecida do Bonito, época em que adquiriu sua primeira propriedade rural na região, o Sítio São Pedro. Em 1980 mudou-se para Santa Fé do Sul. Apaixonado pelo esporte, era torcedor fanático do Santos F.C. Aqui na cidade, foi um dos grandes incentivadores do futebol, fazendo parte da diretoria do Santa Fé Futebol Clube. Organizou vários leilões para manter o time de futebol da cidade que chegou a disputar na época a Série A2 do Campeonato Paulista e também patrocinou o futsal da cidade.
Solidário com a comunidade santafessulense, Buratti fez parte da mesa administrativa da Santa Casa de Misericórdia por muitos anos.
Com uma visão empreendedora, nos anos 90, passou a investir em imóveis prevendo o desenvolvimento da Estância Turística.
A bondade, a determinação e o altruísmo são seu legado de vida, exemplo para todos os cidadãos santafessulenses.
Obrigado, Pedro Buratti!