Mané Barbeiro
O nosso herói de hoje, com 85 primaveras, é o mais antigo barbeiro da nossa Estância. Ele é Manoel de Araújo, Mané Barbeiro como é conhecido, nascido em Ipuã no dia 23 de outubro de 1937. Os seus pais, D. Deolinda de Jesus e Seo Sebastião Domingos de Araújo eram lavradores de café em Santana do Olho d’Água na região de Franca. Numa família de dez irmãos, Mané era o quinto e foram criados na Fazenda Santa Helena dos Marão, em Tanabi. Adolescente, aos 14 anos e auto-didata, ele já cortava cabelo das pessoas da fazenda para ajudar na renda familiar. Rapaz vistoso e trabalhador logo se casou com a primeira princesa da sua vida, Esmerinda de Sousa, no dia 22 de julho de 1961 em Tanabi. No dia 26 de setembro do mesmo ano, com cara e coragem veio para Santa Fé do Sul, alugou um salão na Rua Nove, 811 e começou a trabalhar como barbeiro. No ano de 1970 mudou sua barbearia para a Rua Quatorze, no centro. Em 2011 foi para o Mato Grosso e em 2018, voltou para substituir o Cido Barbeiro, cirurgião capilar, denominação dada na época pelo Bottura. O salão central tinha um time de respeito, com Toninho Barbeiro e Thiago e era o centro das reuniões políticas, sociais e esportivas da cidade. Mané Barbeiro, na sua trajetória profissional, atendeu Emidio de Araújo, pai do Edinho por mais de 47 anos. Fez a cabeça e a barba de políticos como Jeromão e Itamar Borges. O saudoso Dr. Alcides Silva e seus filhos eram seus clientes, além dos professores Odalto Della Colletta, Agenor Sartorelo, Joaquim Manoel e famílias inteiras da roça. Em 1962, quando Thomaz Monte Vicente se elegeu, o nosso herói foi fazer barba e cabelo do novo prefeito na Casa de Saúde Dr. Rodolfo, internado, por causa da emoção da vitória.
O filho Maurício, as filhas Marilza e Márcia; o neto Matheus, a neta Vitória; os seus saudosos irmãos Conceição, Carlos, José, Benedito e Luzia e seus manos Arlindo, João, Maria de Lourdes e Amélia com a população santafessulense o felicitam por esta proeza heroica.
São nada menos que 62 anos, na arte de cortar um cabelo e fazer uma barba com tamanha perfeição, sempre com uma dose inebriante de carinho e extremo profissionalismo.
Parabéns, Mané Barbeiro!