AGENTES DE SAÚDE DE NOVA CANAÃ PAULISTA REALIZAM ORIENTAÇÕES NO GRUPO DA TERCEIRA IDADE

Publicado em 2/06/2023 15:06

A equipe de agentes comunitários de Saúde de Nova Canaã Paulista realizaram, na última quarta-feira (31), uma roda de conversa com o grupo da terceira idade de Nova Canaã Paulista.
O assunto tratado foi a tuberculose, doença que afeta principalmente os pulmões, levando ao surgimento de tosse seca, dor no peito e dificuldade para respirar.
Foram passadas para os idosos informações sobre a doença, a forma de transmissão, o tratamento quando acometido.


Os agentes realizaram a entrega de panfletos informativos, bem como a entrega de potinhos para que os mesmos façam a coleta do material para exame preventivo.
Segundo Olavo Henrique Leite, médico da Clínica de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a tuberculose não deve ser classificada como uma doença emergente ou reemergente. Na realidade, é uma doença que reincide na população periodicamente.


São dois tipos de manifestação da doença: “Quando eu tenho aquela tuberculose clássica do pulmão, o diagnóstico é relativamente tranquilo. O problema são os pacientes que têm apresentação da doença fora do pulmão, a chamada extrapulmonar, com destaque importante para a cabeça, no sistema nervoso central, e para os ossos e articulações”, diz o médico. A última pode justificar parte da taxa de mortalidade registrada.
Ele ainda explica que a pandemia da Covid-19 foi um fator que aumentou os casos de tuberculose: “O que a gente tem observado, provavelmente pelo impacto da pandemia e, de uma certa forma, pela desestruturação de muitos serviços de saúde, foi um certo aumento [de casos da tuberculose]”.
Leite aponta ainda que países em desenvolvimento, especialmente os do sul global, são os mais afetados.
O Brasil, no entanto, é classificado como relativamente estável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a doença é curável em 98% dos casos, o que não anula a necessidade de cuidado e atenção quanto aos sintomas.

Última Edição