Os nossos heróis da Melhor Idade
Os heróis de hoje são nada menos que 84 atletas da nossa Estância que brilharam nos Jomi – Jogos da Melhor Idade – realizados na cidade de Araçatuba, em quatro dias de competição, na semana passada.
Os Jogos da Melhor Idade objetivam sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando os canais de comunicação, o convívio social, a promoção da autoestima, a troca de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e além de reverter a imagem do idoso em nossa sociedade.
A delegação santafessulense comandada pelo professor de Educação Física, Renan Perez Garcia, coordenador da Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade – conseguiu conquistar entre os 47 municípios participantes e 1.689 atletas inscritos um 4º lugar inédito em jogos regionais.
A Estância Turística de Santa Fé do Sul ficou atrás somente de São José do Rio Preto, Araçatuba e Birigui, superando as cidades de Jales, Catanduva, Rubineia, Votuporanga, Ilha Solteira e Fernandópolis, dentre outras.
Numa maratona de competições em modalidades, entre masculino e feminino, conseguimos nove medalhas de ouro, duas de prata e seis de bronze.
Atleta-símbolo, Nair Gonçalves Ruiz, 85 anos, mais experiente do grupo, conquistou duas medalhas de ouro no atletismo e na natação feminina.
Atleta-superação, Roberto Rodrigues Alves, conquistou duas medalhas de ouro na natação masculino, nado livre e nado costas.
Atleta-versátil, Tamae Sasahara Costa, medalha de ouro no atletismo.
Atleta-relâmpago, Carlos Laranjo, medalha de ouro no atletismo masculino.
Atleta-fantástico, José Gilberto Rado, medalha de ouro no arremesso de peso.
Atleta-revelação, Márcio José de Souza, medalha de ouro no tênis.
Atleta-destaque, Yoshiaki Ichihara, medalha de ouro no tênis.
Atleta-guerreiro, José Roberto Baveloni, Capim, medalha de prata no tênis.
Atleta-iluminada, Maria dos Santos Marques Siqueira, medalha de prata no atletismo feminino.
Atleta-maravilha, Adélia Maria do Nascimento Roberto, medalha de bronze no atletismo feminino.
Atleta-lambari, Manoel Bezerra da Silva, medalha de bronze na natação masculino.
Atletas-pés-de-valsa, Moacir José Alves e Nilce Contiero Rossigali, medalha de bronze na dança de salão.
Atleta-rainha, Antonia de Souza Araújo, medalha de bronze no jogo de damas.
Atleta-rei do tabuleiro, José Carlos Faria, medalha de bronze no xadrez.
Atletas-magníficos, Adelino Longhi (Longuinho), Antônio Lago, Ademar Cassimiro, Denilson Veiga, Enéias Galindo, João Ancete, José Fernandes, José Rubens Cicuto, Luis Vedovato, Maurício Giacometi, Onivaldo Cassimiro e Sérgio Brentan, medalha de bronze no vôlei masculino.
Vamos torcer agora para os nossos atletas de ouro, prata e bronze que participarão dos Jomi Estadual/2023 no mês de setembro, em São José do Rio Preto.