USINA DE ILHA SOLTEIRA COMPLETA HOJE 50 ANOS

Publicado em 18/07/2023 15:07

A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira completa nesta terça-feira (18), aniversário de 50 anos da entrada em funcionamento. De um dos maiores empreendimentos estatais em geração de energia do país, cinco décadas depois a estrutura se mantém modernizada, gerida pela CTG Brasil.
Localizada no rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira tem capacidade de geração de 3.444 megawatts. Em conjunto com a Usina Jupiá, em Castilho, compõe o quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil. A energia gerada é suficiente para abastecer uma cidade de 3,4 milhões de habitantes.


O engenheiro civil e elétrico aposentado Bento Carlos Sgarboza, 80 anos, fez parte da turma de dezenas de pessoas contratadas para trabalhar na construção da usina. Seu trabalho foi de 1969 até 1973, ano de entrada em funcionamento.


“Tivemos muitos desafios, como misturar concreto com gelo para enfrentar as altas temperaturas daqui. Esta técnica inventamos aqui no canteiro de obras para evitar futuras rachaduras. Hoje olho para a usina e ainda parece que acabou de ser entregue”, recorda o engenheiro veterano.


Sgarboza afirma que os técnicos tiveram de improvisar equipamentos para dar conta de entregar uma obra desta dimensão, responsável pelo fornecimento elétrico de parte do estado de São Paulo.
“O que aprendemos aqui serviu para ajudar na construção das usinas de Água Vermelha, Rosana e Três irmãos”, diz o engenheiro, que chegou a ser prefeito duas vezes de Ilha Solteira.
Atual prefeito da cidade, Otávio Augusto Giantomassi Gomes afirma que a usina é a “razão da cidade existir”. O município tem 25.549 habitantes, de acordo com o levantamento do Censo de 2022.
“É uma obra de engenharia gigantesca e de grande relevância e protagonismo não só em nossa região e Estado, como também no país. A cidade que foi planejada para abrigar os trabalhadores que construíram a usina hidrelétrica e a nossa história. E estendo os meus parabéns a todos os ilheenses e também aos trabalhadores que ajudaram a construir essa tão amada cidade”, diz o prefeito.
Para os próximos anos, a empresa gestora pretende investir R$ 3 bilhões para instalação, substituição e reforma das 20 unidades geradoras de Ilha Solteira e 14 de Jupiá, bem como na adequação dos sistemas existentes.
Também como parte do projeto de modernização, a CTG Brasil inaugurou na UHE Ilha Solteira, recentemente, seu novo Centro de Operação da Geração (COG), “cérebro” a partir do qual são monitoradas as 12 usinas hidrelétricas e 2 pequenas centrais hidrelétricas da empresa, que juntas totalizam 70 unidades geradoras.
“A usina é um dos maiores empreendimentos da engenharia nacional e uma das mais estratégicas para a Operação do Sistema Elétrico Brasileiro. Com os novos investimentos, mantém-se também como uma das mais modernas, seguras e confiáveis do Brasil”, diz Márcio Peres, diretor de Gestão de Ativos de Geração da CTG Brasil. Diário da Região.

Última Edição