A ARTE EXISTE

Publicado em 10/11/2023 00:11

Perguntaram-me porque participo de “roda de samba”, porque “escrevo crônicas” e participo de tudo que é popular.
Respondi com a frase “a arte existe, porque a vida não basta”, do poeta Ferreira Goulart. Esta frase do poeta maranhense nascido em São Luís que publicou seu primeiro livro aos 19 anos revela a necessidade que temos de participar de uma produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal e harmonia ou para a expressão de nossa subjetividade. A arte enquanto habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional, pertencente a natureza humana que eu ousaria dizer que é tão importante quanto ar que respiramos.
Complemento a resposta agora com minha frase: “a arte é um bálsamo para nossa alma e cura”.
Digo ainda, de minha autoria, explicando a necessidade da arte na vida humana: a implosão da arte construtora da vida é uma força motriz a gerar o amor entre as pessoas e a melhoria da raça humana e de suas relações. É o viver bem consigo para viver bem com os outros e com a sociedade.
As pessoas que não cultivam a arte envelhecem cedo, vão, gradativamente, ficando caducas de sensibilidade, generosidade e respeito. Viram zumbis, são “mortos-vivos”. Certas pessoas vivem entupidas de psicotrópicos e se tornam em verdadeiros “doentes sociais”. Creem só na matéria.
Por isso, viva a vida com arte e participe do processo cultural.
Escrevi no meu livro “Introdução ao Estudo do Direito” sobre a cultura: “Assim, não só a máquina, a casa, a fábrica e a espaçonave são produtos da cultura, mas também um poema, uma tese filosófica ou um preceito moral. Dessa forma, todos são dominados por um traço comum: são valores realizados pelas atividades criadoras ou físico-psíquica do homem que submeteu a natureza das coisas e a sua própria natureza racional ao processo de adaptação e sujeição aos seus fins pessoais ou sociais.
Assim, como disse o poeta, agora, doutro modo: se a vida só não basta a arte existe! E, acrescentando, também cura.

Última Edição