MÚSICA, CULTURA AFRICANA E INTERAÇÃO MARCAM PALESTRA DO PROFESSOR E PESQUISADOR NATANAEL SANTOS EM SANTA FÉ DO SUL
Na manhã da última segunda-feira (5), a palestra “Trajetória do africano em território brasileiro” trouxe muito conhecimento sobre a história e a cultura negra, de forma interativa e em tom de conversa descontraída entre os presentes.
O encontro foi promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), tendo como convidado principal o professor, escritor e pesquisador de historiografia africana, Natanael dos Santos.
A programação foi voltada a gestores e professores da Rede Municipal de Ensino, além de representantes de municípios vizinhos.
Durante a palestra, Natanael apresentou diversos aspectos da história dos africanos e suas importantes contribuições para o desenvolvimento econômico, social e cultural do mundo.
Com apresentações do “Quinteto Griô”, através de muita musicalidade, foram apresentadas curiosidades sobre os instrumentos musicais, ritmos e vestimentas típicos.
E com muitas informações importantes, foram destacadas curiosidades e desmistificados conceitos e elementos africanos vistos habitualmente de forma preconceituosa pela sociedade.
A secretária de Educação, Marilza Marques; salienta que a palestra formativa é de suma importância para desmistificar certos preconceitos que ainda existem na nossa sociedade, e através dessa formação as profissionais da Rede Municipal de Educação receberam diversas informações sobre formas atrativas de abordagem deste tema com os alunos. “Por meio da educação, queremos acabar com o preconceito, não apenas dentro de sala de aula, mas fora dela. Precisamos ser cada dia mais humanos”, salientou a secretária.
O prefeito Evandro Mura destacou sobre a importância em capacitar de forma constante os professores, trazendo um tema tão importante como esse. “É preciso valorizar e dar protagonismo ao negro e destacar suas contribuições para a formação da sociedade brasileira. É necessário construir novos pensamentos, quebrando paradigmas e promovendo a real valorização do negro e a igualdade racial. Parabéns a todos que promoveram esse encontro”, pontuou.
O encontro aconteceu no Complexo Turístico e contou com a presença do prefeito Evandro Mura; da primeira-dama, Elaine Mura; do vice-prefeito, Fernando Benitez; da segunda-dama, Fernanda Benitez; da secretária de Educação, Marilza Marques; da secretária de Cultura e Turismo, Lígia Felipe; da presidente da Câmara de Vereadores, Paula Toppan; do vereador e professor José Rolemberg, além de toda a equipe da Rede Municipal de Educação.